Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACIF tem 50 vagas empregos, mas faltam pessoas qualificadas na área de serviços

Notícias 06 de março de 2015

Vagas demoram em média um mês para ser preenchidas; Entidade vai oferecer treinamentos gratuitos a partir de abril

 

O setor “ACIF Empregos” da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) está com 50 vagas disponíveis neste mês de março, mas não encontra profissionais qualificados para trabalhar na área de serviços. Cada vaga demora em média um mês para ser preenchida. Por conta disso, a Entidade pretende retomar os treinamentos gratuitos em abril.


Segundo a supervisora de Apoio à Gestão Danila Sartório, a desaceleração da economia no início de 2014 alertou para a mudança de perfil no mercado em Franca, que se acentuou a partir do segundo semestre. “As empresas da cidade estão à procura de profissionais técnicos para prestação de serviços e não temos mão de obra. O perfil mudou, o quadro de colaboradores da indústria está mais enxuto e as pessoas que estão fora do mercado não estão se qualificando, não se atentaram para este novo cenário”, avalia Danila.


Hoje há 30 vagas expostas no portal “ACIF Empregos” (www.acifranca.com.br) e mais 20 abertas pelas empresas associadas diretamente no setor responsável pelo processo de contratação. As vagas são para pintor, padeiro, costureira, auxiliar de escritório, recepcionista, técnico de segurança do trabalho, ajudante de madeireira, contador, garçom, entre outros. Uma empresa multinacional oferece vaga no setor de couro e ainda há emprego para departamento fiscal e financiamento de veículos.


“Cada vaga demora em média até um mês para ser preenchida. Muitas vezes quem quer o trabalho não está qualificado e quem tem qualificação não quer a vaga. Além disso, a geração Y (chamada também de geração da internet) não fica muito tempo no mesmo lugar, tem pressa para aprender, ganhar mais e crescer profissionalmente”, afirma a supervisora.

 

Treinamentos gratuitos

Por conta disso, no ano passado o “ACIF Empregos” promoveu treinamentos gratuitos para as pessoas que têm interesse em ingressar no mercado de trabalho, mas o serviço foi interrompido pela falta de demanda. “Estamos reestruturando o curso e pretendemos retomá-lo em abril. O nosso objetivo é fazer encontros motivacionais com as pessoas que têm currículos cadastrados no portal para se aproximar destes trabalhadores e estabelecer um perfil para facilitar o preenchimento das vagas de trabalho ofertadas na cidade”, ressalta o presidente da ACIF José Alexandre Carmo Jorge.


A Entidade mantém ainda uma grade de cursos, treinamentos e seminários – em média quatro por mês – voltados para todas as áreas e com preço acessível.

 

O ‘ACIF Empregos’

O portal “ACIF Empregos” (www.acifranca.com.br) funciona há mais de 10 anos e em maio de 2014 foi totalmente reformulado. Ele permite que qualquer pessoa cadastre seu currículo gratuitamente, tenha acesso às vagas de empregos disponíveis pelas empresas associadas e se candidate ao trabalho. Os currículos são atualizados a cada três meses.


Os empresários, além de receber os currículos dos interessados, podem realizar uma busca filtrada dos cadastros por experiência ou por interesse na função. Os currículos visualizados podem ser selecionados numa pasta exclusiva.


Administrado pelo setor de Apoio à Gestão, o “ACIF Empregos” também oferece aos empresários francanos um serviço exclusivo com o processo completo desde o cadastro da vaga, a seleção e análise dos currículos até as entrevistas, que são realizadas por especialistas em gestão de pessoas e psicologia.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE