A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) recebeu, nesta sexta-feira, 02, o prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, o reitor do Uni-Facef (Centro Universitário Municipal de Franca), Alfredo José Machado Neto, a coordenadora do Nepec (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Economia Criativa), Tânia Mara Pinto de Sousa e o idealizador do Fórum Internacional de Cidades Criativas, Décio Coutinho, para discutir a realização do evento na cidade de Franca. Também participaram do encontro o assessor de políticas públicas Marcelo Facury e a coordenadora do Programa Empreender ACIF, Cláudia Neves.
“Tudo aquilo que vier, com mais gente pensando para poder melhorar nossos serviços, isso é muito interessante. Temos sempre que escutar as pessoas para podermos, a partir daí, criar novos caminhos”, disse Ferreira. “A prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento, está empenhada neste processo (de viabilização do Fórum). É bom trazermos coisas novas à cidade.”
Para o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto, e o reitor do Uni-Facef, o encontro foi produtivo para o avanço da iniciativa. “Foi uma oportunidade para esclarecimento de dúvidas, alinhamento, esforços para trazermos este evento para cidade e pensarmos Franca para daqui 10, 20 anos”, disse Bôtto. “Embora o tema já tenha sido discutido com outros departamentos e secretarias da Prefeitura, ter apresentado a proposta ao prefeito Alexandre foi um passo importante”, completou Neto.
O idealizador do evento e a coordenadora do Nepec afirmaram que a reunião desta sexta-feira foi um importante passo para o seguimento do projeto. “A reunião foi vital, extremamente importante. Mostramos todo o projeto ao prefeito que tirou dúvidas, fez apontamentos, e se mostrou parceiro da ação”, disse Coutinho. “Hoje foi um capítulo importante para a história de futuro que estamos desenhando para Franca”, ponderou Tânia. “Tivemos oportunidade de conversar com o prefeito Alexandre Ferreira, Tarciso Bôtto, Alfredo Machado, Decio Coutinho, Cláudia Neves e Marcelo Facury, para falarmos sobre o Fórum Internacional Cidades Criativas que acontecerá na nossa cidade. Foi uma reunião muito positiva, sendo que estamos num grupo que está ‘pensando Franca para os 200+’”, concluiu.
Sobre o Fórum
O Fórum Internacional das Cidades Criativas é um evento que se divide em cinco eixos, que vão desde a sensibilização da comunidade para a economia criativa e a promoção de um grande evento com a participação de especialistas internacionais, nacionais, locais, bem como da comunidade, até a formulação de relatórios com planejamento de ações a serem desenvolvidas no município a partir das discussões do Fórum e a entrega de resultados.
O evento deve acontecer em dezembro deste ano e colocar Franca no cenário internacional como uma cidade estimula o poder público em ações estratégicas para promover o desenvolvimento socioeconômico, cultural e sustentável da cidade.