Tendo por objetivo o combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypt e o controle da dengue no município, a Associação Comercial e Industrial de Garça (ACIG) firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e disponibilizou caçambas no centro comercial garcense. Segundo o superintendente da Acig, Fábio Dias, a caçambas são colocadas em pontos específicos para que comerciantes possam fazer as limpezas necessárias em seus estabelecimentos.
“Estamos realizando esta parceria para que juntos possamos combater o mosquito transmissor não só da dengue, mas de outras doenças como o chicungunha e a Zika. Com as caçambas disponibilizadas em pontos estratégicos, o comerciante poderá descartar o que está sem uso e que poderia se tornar possíveis locais de criadouro de mosquitos”, disse Dias.
Segundo a diretora de Departamento da Vigilância Sanitária, Edna Semenssato de Oliveira, é necessário conscientização e ações para diminuir o avanço da doença. "Tanto em casa quanto no trabalho, é importante que as pessoas dediquem alguns minutos do seu tempo para verificar se há focos de larvas e água parada. Se cada pessoa puder pegar um dia da semana para essa verificação, nós conseguiremos reduzir os casos de Dengue e, quem sabe, até erradicar a doença. São ações simples e rápidas que todos nós podemos fazer pelo bem coletivo", pontua a diretora.
A Secretaria de Saúde está com agentes visitando casas em vários pontos da cidade e é importante que a população deixe-os entrar para verificar os imóveis. São eles quem podem aplicar o produto nos locais necessários e informar sobre como combater o mosquito diariamente com ações simples e práticas que podem ser incorporadas ao cotidiano de todos.
A Dengue, até o momento, não possui vacina e já foram identificadas 5 variações da doença, sendo que 4 delas estão em circulação no país. Uma vez adquirida uma das variantes, a pessoa está imune para contraí-la novamente, porém ainda poderá ser contaminada pelas demais variações. "E na segunda ou terceira vez que a pessoa pega, a possibilidade de desenvolver a forma hemorrágica da doença é cada vez maior" alerta a Edna.
O dirigente garcense lembra que todos precisam fazer a sua parte.
“Disponibilizamos as caçambas, mas de nada adiantará, se os lojistas não fizerem a parte deles que é proceder a limpeza e descartar aquilo que não serve mais e que pode se transformar em um criadouro”, falou ele.
Cuidados contra a Dengue:
A seguir, algumas dicas de como evitar a proliferação de mosquitos:
- Não deixe água parada: atente-se a recipientes que podem acumular água, como vasos, pneus, calhas, latas, garrafas, entre outros materiais que podem estar sem uso no quintal.
- Vasos: dê preferência colocar as plantas em vasos com terra, caso contrário a água precisa ser trocada em dias alternados e os caules das plantas precisam ser limpos a cada lavagem. Quando necessário utilizar pratinhos, eles precisam ser limpos com água e sabão em dias alterados ou pode-se colocar areia neles.
- Caixas d’água, cisternas e poços: sempre devem estar tapados e vedados.
- Lixo e entulhos: devem ser descartados corretamente. Se necessário guardar pneus coloque-os em locais cobertos ou fure-os (em caso de balanços ou protetores de árvores).
- Lixeiras: devem sempre estar fechadas e protegidas da chuva.
- Calhas: Limpe-as e mantenha niveladas, sem folhas ou materiais que possam obstruir a passagem de água.
- Ralos: tampe-os com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.
- Vasilhas ou fontes para animais: devem ser lavados com água e sabão, no mínimo duas vezes por semana.
- Coletor de água da geladeira: atrás de alguns modelos da geladeira existe um coletor de água, em muitos casos a água volta a circular dentro da geladeira ou evapora com o tempo, deve-se lavá-lo pelo menos uma vez por semana.
- Garrafas: quando a garrafa for de vidro, deve ser embalada antes do descarte em lixeiras. Se necessário guardar, coloque-as em local coberto e com as bocas viradas para baixo ou tampadas.