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ACIG: Cadastro Positivo é um aliado do comerciante e do consumidor

Notícias 15 de fevereiro de 2022

Já faz tempo que o ‘fio do bigode’ era garantia de compromisso assumido - compromisso cumprido, e nesse caminhar dos tempos, não foram poucos os que tiveram o ‘nome sujo’ no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mas, conforme lembrou o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Garça (ACIG), Fábio Dias, nem sempre quem deixa de cumprir um compromisso, pagar uma conta, é, necessariamente, um mau pagador.

“Muitas vezes a pessoa deixa de pagar uma conta por uma eventualidade, por algum motivo que não estava nos seus planos e que, apesar da boa índole da pessoa, ela não tem como quitar os débitos. Infelizmente não tem como fazer essa análise de forma individual, para cada devedor. É um universo muito amplo e, muitas vezes, o nome é incluído no SPC. A pessoa fica como inadimplente, passa por toda situação de constrangimento, mesmo não sendo má pagadora”, disse Dias.

É nesse cenário que, segundo o superintendente, entra o Cadastro Positivo Boa Vista que funciona como um aliado tanto do comerciante, do empreendedor, como do consumidor/cliente.

“Este é um dos serviços oferecidos pela ACIG, assim como o SPC que também disponibilizamos para o associado fazer as consultas. No entanto o cadastro positivo é um registro que considera o pagamento de contas em dia, dizendo se o consumidor é um bom pagador. É o contrário do cadastro negativo, que lista quem está com o nome sujo, registrando as contas em atraso e os calotes. Já o cadastro positivo traz o perfil do consumidor e é possível analisar se ele é um bom pagador”, disse Dias.

De acordo com o superintendente, com o cadastro positivo, nem sempre o devedor é excluído de um novo crédito.

“Hoje trabalhamos com consultas positivas. Pode ter uma dívida e não ter pago por um problema pontual. Por isso se analisa o histórico desse consumidor, se ele paga suas contas em dia. O cadastro positivo é mais assertivo”, frisou o dirigente.

Na análise do histórico, são consideradas contas como as do cartão de crédito, telefone, energia. 

Como colocado pelo dirigente, a ACIG, juntamente com a Boa Vista traz o serviço do Cadastro Positivo para os associados. O serviço, segundo ele, também é positivo para a economia, visto que pode incluir no sistema de crédito, pessoas que estão ou são consideradas inadimplentes, por um problema pontual.

“Engana-se quem acha que o mau pagador é beneficiado. O cadastro positivo é um banco de dados que funciona como histórico do comportamento de crédito de pessoas e empresas, medido pela pontualidade e conduta no pagamento de contas. O objetivo é facilitar o acesso de bons pagadores ao crédito e ao parcelamento de compras. É um serviço que oferecemos e que não sai caro para o associado. Se formos analisar, caro de fato é fazer as negociações às escuras, sem um suporte, sem saber de fato o histórico do cliente. Mas é importante dizer que o cadastro positivo é aliado também do consumidor, daquele que paga em dia suas contas e que, por uma eventualidade, não pode honrar um compromisso”, salientou Fábio Dias.

Com o Cadastro Positivo, o histórico de bom pagador vira um ativo de cada pessoa, que pode usá-lo para mostrar ao mercado que merece uma chance, a confiança de um novo crédito.

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