Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Acig encabeça a campanha “Todos contra a Dengue” e Saúde anuncia ações emergenciais para conter doença

Notícias 18 de abril de 2022

Entendendo que o combate ao mosquito Aedes Aegypti deve ser responsabilidade de todo, a Acig – Associação Comercial e Industrial de Garça lançou na última quarta-feira (13), por meio podcast especial, a campanha “Todos contra a Dengue”. Uma ação que visa debater e divulgar as ações adotadas pela entidade e pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica e, principalmente, sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de um envolvimento conjunto. O podcast foi transmitido pelo facebook da Acig e retransmitido pelos principais meios de comunicação virtuais do município. 

“A pandemia da Covid ainda não passou e hoje nos deparamos com um problema que exige de nós uma atenção especial: a dengue. É uma guerra que todos precisam faz sua parte para vencermos o mosquito e diminuir os focos de proliferação”, afirmou o presidente da Acig, Mauro José de Sá. 


Convidado para participar do evento, o prefeito João Carlos dos Santos reforçou a necessidade da corresponsabilização e o envolvimento de todos para que os trabalhos e as estratégias de combate a proliferação do mosquito surtam resultados positivos. 

“Infelizmente os indicadores mostram que apesar das ações, se não houver a participação da comunidade não conseguiremos avançar”, comentou. De acordo com ele, as próximas quatro semanas serão cruciais para reduzir ou não a curva dos casos de dengue no município. Além dos arrastões realizados nos bairros, para a retirada dos entulhos e materiais inservíveis, do trabalho dos agentes com visitas, orientações e aplicação de larvicidas nas casas, na última quarta-feira (13), teve início a nebulização pelo chamado “fumacê” nos bairros aonde a incidência de casos positivos tem sido maior: Centro, Rebelo e Labienópolis. 

A nebulização será realizada por quatro semanas, sempre às quartas-feiras, após às 18h30. Importante destacar que, neste caso, o inseticida usado visa eliminar o mosquito adulto. O mapeamento dos bairros com maior número de casos suspeitos, notificados e confirmados foi feito em parceria com a SUCEN. 

 

Reforço e ampliação de serviço 


As ações de combate à dengue começaram em janeiro, segundo a Prefeitura. Com o avanço na proliferação do mosquito e no aumento de casos confirmados, ampliou-se o número de agentes, reforçou-se a escala dos médicos na UPA e Unidade de Saúde da Família - USF, aumentou-se o número de caminhões nos trabalhos de limpeza. 

De acordo com a secretária de Governo, Paula Mirala, que representou a secretária da Saúde, Deyse Serapião, no podcast, até a última semana foram retirados 53 caminhões de entulhos, somando mais de 100 toneladas de “lixo”; 50% dos imóveis foram visitados pelos agentes de saúde e controle de endemias, num total de 9.448; 8.030 pontos foram visitados pelo serviço de nebulização portátil e, as USFs Glenda e Mariana II passaram a atender em horário estendido de segunda à sexta-feira, das 17 às 21 horas e nos finais de semana, das 08 às 20h. 

“Nos bairros onde o número de casos é mais preocupante já realizamos quatro visitas, e ainda assim, continuamos encontrando criadouros do mosquito. É necessário enaltecermos o trabalho dos agentes que têm, desde janeiro, atuando como multiplicadores de informação num trabalho diário, casa a casa, e da ação dos fiscais da vigilância. Se cada um se sentir parte do problema fica muito mais fácil o combate. É importante entendermos que hoje a dengue é prioridade, e acolher e colaborar com ação dos agentes é imprescindível”, frisou a secretária de Governo. 

Atualmente, o município conta com 80 agentes, a maior equipe dos últimos anos, e que se divide entre as UFS e o controle de endemias. 

A ação do podcast contou ainda com a presença da presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura de Garça (CMEC), Regina Monari.

“Nós entendemos que tudo começa em casa, quando cada um deve vistoriar o seu quintal. No entanto nós colocaremos à disposição da Administração, no centro comercial, duas caçambas para receber os entulhos que forem retirados pelos lojistas”, disse Regina.

Segundo ela, é mais uma oportunidade para que os lojistas possam fazer seus descartes, de forma gratuita. Conforme colocado durante o podcast, não se descarta uma rotatividade dos locais onde serão colocadas as caçambas, atendendo assim uma solicitação do chefe do executivo.

“Estamos disponibilizando as caçambas e a Administração nos direcionará sobre os melhores locais”, finalizou Regina, solicitando a colaboração de todos.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE