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Acig esta preocupada com questão da inadimplência em Garça

Notícias 23 de janeiro de 2020

Mês de janeiro, em meio a tantas contas que chegam no período e os gastos feitos no final de ano, uma das grandes preocupações do setor do comércio no período é com a inadimplência. O mês, conforme colocou o gerente da Associação Comercial e Industrial de Garça – Acig -, Fábio Dias, já não tem um bom histórico de vendas e, somado ao fato, muitos lojistas ainda amargam com o não pagamento das contas.

“O mês de janeiro não é marcado por muitas vendas, salvo o setor de material escolar e os segmentos diretamente ligados. Os consumidores vem de uma história de gastos realizados no mês de dezembro e se deparam com as contas. É o momento de controlar e, muitas vezes, muitos deixam de pagar algumas contas. Isso é muito preocupante”, falou Dias.

De acordo com o presidente da Acig, João Francisco Galhardo, o número de inadimplentes é grande e, mesmo com a cautela de muitos consumidores, os números assustam.

“Estamos fazendo um balanço dos números, mas muito mais importante do que saber sobre quantos estão inadimplentes na cidade, é tomar alguns cuidados para que esse número não aumente. O comerciante precisa tomar alguns cuidados para não aumentar seu prejuízo e o consumidor também para não ter o nome pode ser incluído no banco de dados negativo que traz várias consequências negativas, como não conseguir aprovação de crédito em lojas, financiamentos e empréstimos. Além disso, o banco pode se negar a entregar talões de cheque e cartão de crédito, além de cair a pontuação do Score”, disse Galhardo.

Uma das principais medidas que o comerciante deve ter é buscar informações no banco de dados e registrar os débitos existentes junto ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

O presidente explicou que se o comerciante não faz o registro, é como se esse consumidor estivesse ‘limpo’, com os débitos em dia, o que pode levar outros lojistas a vender para o mesmo. A não inclusão no nome de devedores também pode dificultar os acordos de pagamento, que pode ser traduzido em mais prejuízo.

 

Orientações aos lojistas

O gerente Fábio Dias repassa algumas orientações que já foram amplamente divulgadas pela Associação Comercial de São Paulo.

01. Faça análise de crédito de todos os clientes

A primeira dica, e a mais importante delas, trata-se exatamente da análise de crédito do cliente, que é realizada a partir de consultas feitas pelo comerciante utilizando as ferramentas disponibilizadas pelo SCPC. Este é o principal recurso preventivo para evitar problemas com inadimplentes. Seja transparente e avise o cliente de que fará uma análise de crédito antes de fechar a venda. Esse procedimento é bastante comum e não deixará o cliente constrangido.

OBS. Se a análise de crédito for positiva, maravilha. Você pode efetuar a venda ciente de que está vendendo para um bom comprador, e de que provavelmente será pago. Mas como existe uma primeira vez para tudo, as dicas a seguir reúnem outros procedimentos que você pode usar para minimizar ainda mais o risco de inadimplência.

Agora, se a análise de crédito no SCPC der negativa, pule direto para a dica número 7!

02. Peça também referências aos clientes

Para complementar a análise de crédito, é importante -- e aumenta a cumplicidade com o cliente -- que você peça referências a ele, sejam elas pessoais, comerciais ou bancárias. Atenção: apenas essa medida não resolve o problema. Fraudadores profissionais podem instruir comparsas a darem as respostas que o comerciante gostaria de ouvir ao checar as referências.

03. Prefira pagamentos com cartões
Quando possível, priorize como forma de pagamento o cartão de crédito ou débito. Apesar de incidir uma taxa sobre o preço do produto ou serviço, o motivo é simples: caso o cliente se torne inadimplente, a dívida será um problema para a administradora do cartão resolver.

04. Emita nota fiscal sempre

Emitir a Nota Fiscal de venda dos produtos é fundamental para comprovar que aquela venda foi efetivada. Além disso, não emitir Nota Fiscal é ilegal para o estabelecimento.

05. Faça contrato para vendas grandes

Em especial nas grandes transações, quando no caso da inadimplência o tombo é muito maior e a necessidade de buscar uma solução judicialmente é inevitável, redija e firme um contrato com o comprador definindo algum tipo de garantia e os termos de cobrança de multa caso os prazos de pagamento não sejam respeitados 

06. Crédito maior depende de relacionamento

Desenvolva o relacionamento e espere o cliente mostrar que é, de fato, um bom pagador antes de abrir uma linha de crédito para ele.

07. Não corra riscos. Não venda

Se a análise de crédito feita junto ao SCPC der negativa, a chance de você não receber aumenta significativamente. Para não correr riscos, não venda!!!

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