A luta contra o coronavírus em Garça vem levando a realização de várias ações, principalmente no que diz respeito a vacinação. Na última quinta-feira, dia 27, uma reunião entre representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) do Ciesp e Associação Comercial e Industrial de Garça (ACIG) discutiram condutas referentes a imunização dos trabalhadores nas indústrias da cidade.
Conforme explicou a coordenadora do NGP de Garça, Telma Cristina Becaleto dos Santos, a reunião, que aconteceu de forma online, contou com a participação da secretária Deyse Regina Serapião Grejo, do superintendente da ACIG, Fábio Dias, e de representantes do Setor de Vigilância Epidemiológica.
“Durante a reunião foi discutida a contaminação pelo coronavírus, o afastamento de funcionários que chegou a prejudicar a dinâmica das ações. Perguntamos e sugerimos, se não seria mais fácil realizar a vacinação dos funcionários nas empresas, sendo que a secretária de Saúde se mostrou receptiva a sugestão. Ficamos de enviar uma lista com os nomes dos trabalhadores para o Fábio Dias que repassaria para a Secretaria, para que seja organizada a ação”, colocou Telma.
Segundo a coordenadora, a proposta surgiu depois que Fábio Dias relatou o trabalho feito em dezembro último, quando foram realizadas ações para imunizar comerciantes e comerciários.
“Sabendo que foi feita uma ação nesse sentido, e que foi muito positiva, sugerimos a vacinação nas empresas. Entendemos a dificuldade da Secretaria, o problema enfrentado com o afastamento de servidores, como também sabemos da dificuldade dos trabalhadores em comparecer nos drives. Muitas empresas trabalham com turnos, o funcionário vai para a vacinação, mas fica preocupado com o seu retorno, preocupado em perder a hora e acaba saindo sem se imunizar. Muitos acabam protelando a vacinação. Acreditamos que essa ação vai otimizar o tempo, e contribuir com maior número de vacinados”, disse ela.
Telma comentou ainda que também foi discutida a possibilidade de se agendar um horário em uma unidade de saúde.
De acordo com a coordenadora é importante que os gerentes de RH enviem as listas para que a ação possa ser concretizada.
“Temos muitos trabalhadores em tempo de tomar a vacina e vai ser muito importante. Que todos enviem as listas”, frisou ela.
Vale lembrar que o NGP é formado por profissionais de Recursos Humanos das Indústrias associadas ao Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). O grupo tem por objetivo fornecer aos profissionais de RH, informações voltadas às novas práticas, subsídios para incrementar a efetividade e a eficácia da Gestão de Pessoas na estratégia do negócio.