O Brasil celebra hoje, 5 de outubro, o dia dedicado às micro e pequenas empresas. Esse segmento, que representa 99% de todos os empreendimentos do país, tem sido o maior responsável pela geração de novas vagas de empregos formais, respondendo por aproximadamente 7 a cada 10 postos de trabalho criados em 2022. Em Garça a Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG, comemora a data parabenizando os empreendedores do setor.
De acordo com o presidente de Acig, Mauro Jose de Sá, o micro empresário, o pequeno empresário é micro e pequeno apenas na denominação, visto que se tornaram gigantes para a economia
“É uma denominação micro e pequeno, mas na verdade temos gigantes na área do empreendedorismo. Se formos analisar eles respondem pelo movimento da economia. Em Garça são essenciais, quer seja na geração de postos de trabalho, de empreendedorismo mesmo”, falou o dirigente.
Mostrando a força da micro e da pequena empresa, Mauro informou que na cidade existem, segundo dados do Governo Federal, 4.914 empresas ativas e, destas, 4.462 são microempresas e 227 são empesas de pequeno.
Números que mostram a força do segmento.
Dados do governo mostram ainda que 3.629 são empresários individuais; 1.151 - Sociedade Limitada; 93 – EIRELI; 24 – Sociedade Anônima; 11 – Cooperativa; 3 – Empresa Pública.
“No mês de agosto nós tivemos o registro de 70 empresas que foram abertas. Sessenta e sete foram microempresas e três foram empresas de pequeno porte. Não dá para discutir contra esses números”, falou Mauro.
Apesar de toda importância, o dirigente garcense comentou sobre as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores – motivo a mais para chamá-los de gigantes -. A questão financeira, as dificuldades em conseguir empréstimos ou chegar até os programas disponibilizados pelos governos afetam a muitos e, nessa trajetória, alguns ficam à beira do caminho.
Em agosto último, segundo dados do governo, Garça registrou o fechamento de 36 empresas, sendo 35 microempresas e uma empresa de pequeno porte.
“Ainda assim, com esses fechamentos, o saldo no mês foi positivo e a ACIG, que também está voltada para a área empresarial, industrial, parabeniza esses empreendedores”, salientou Mauro.
O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, também conhecido como o Dia do Empreendedor, em homenagem à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, foi instituído pela Lei número 9.841/1999.
Mauro colocou que a lei assegura às microempresas e às empresas de pequeno porte tratamento jurídico diferenciado e simplificado nos campos administrativo, tributário, previdenciário, trabalhista, creditício e de desenvolvimento empresarial.