Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Acig parabeniza profissionais no “Dia Internacional da Enfermagem”

Notícias 12 de maio de 2021

A Associação Comercial e Industrial de Garça – Acig, parabeniza profissionais garcenses pelo “Dia Internacional da Enfermagem” comemorado hoje, dia 12 de maio. O presidente da Acig, João Francisco Galhardo lembra a importância desses profissionais, principalmente os que trabalham incansavelmente na linha de frente no combate à Covid-19 e estende os parabéns para profissionais de todo o mundo.
“Faz um ano que estamos vivendo uma situação de medo, de incertezas. Os números mostram a dimensão das perdas e, entre tantas estão esses profissionais que se dedicam por inteiro, sem as vezes, saber que direção tomar”, falou ele.
Galhardo coloca que a pandemia do novo coronavírus causou mudanças na rotina de toda a população, principalmente dos profissionais de saúde. Os enfermeiros têm trabalhado fortemente para salvar vidas e ajudar a conscientizar população sobre a importância da prevenção, com a dedicação que sempre tiveram à profissão.
Também conhecido como Dia Internacional dos Enfermeiros ou Dia do Enfermeiro, esta data homenageia o trabalho de enfermeiros e enfermeiras na proteção da saúde.
“Não é só pensando na pandemia. São profissionais essenciais na recuperação da vida. Não importa o local em que desempenham suas funções, na UPA, nas Unidades de Saúde. Nos consultórios médicos. No hospital. Nas enfermarias. Na UTI. Nas escolas ensinando os caminhos da profissão. Em qualquer frente de trabalho são importantes e merecem a homenagem”, falou o presidente.


Origem do Dia Internacional da Enfermagem
O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a "mãe" da enfermagem moderna. Florence Nightingale, de nacionalidade inglesa, nasceu em Flo rença, na Itália. Aos 17 anos, Florence Nightingale, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem.
Foi na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, que o seu trabalho se tornou mais conhecido e ela foi chamada de "Dama da Lâmpada", instrumento que usava durante a noite para ajudar melhor os feridos.
Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.
O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas através do Decreto no 2.956, de 10 de agosto de 1938.
No entanto, no Brasil é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio (com o Dia Internacional da Enfermagem) e termina em 20 de maio (com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem). A Semana da Enfermagem relembra outra mulher que também se dedicou e ganhou destaque na profissão: a baiana Ana Justina Ferreira Néri.
Nascida em 13 de dezembro de 1814, Néri faleceu no dia 20 de maio de 1880. Ela deixou uma vida tranquila para servir voluntariamente como enfermeira na Guerra do Paraguai, em que cuidou dos soldados brasileiros em frente de batalha.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE