Hoje, 15 de março, é comemorado o Dia Mundial do Consumidor e a Associação Comercial e Industrial de Garça (ACIG) parabeniza todos os consumidores de Garça e região. Conforme colocado pelo presidente da Acig, Mauro Jose de Sá, o consumidor é um elo importante na economia de uma cidade.
“O consumidor é o ponto de partida de qualquer ação que o comércio pensa em desenvolver. Tudo parte dele. A Acig está sempre preocupada, não só com seus associados, mas também com os consumidores de Garça e região. São eles que fazem do nosso comércio uma referência”, disse Mauro.
Segundo o dirigente, um comércio forte é uma somatória de ações e condições oferecidas pelos lojistas, com a resposta positiva dos consumidores. Um depende do outro e, na Sentinela do Planalto o consumidor vem, cada vez mais, valorizando o comércio local, entendendo sua importância em alavancar mais que as vendas.
“Atrás do aumento das vendas, tem a circulação do dinheiro, o movimento dos produtos, a garantia dos empregos, o aumento do poder de compras. É um ciclo do qual o consumidor é peça chave”, frisou Mauro.
Enquanto o consumidor procura por melhores ofertas e condições de compra, acaba sendo ele, o motivo da economia girar.
“Por isso parabenizamos os nossos consumidores e lembramos que estamos sempre buscando oferecer o melhor. Agradecemos a preferência e lembramos que a cidade agradece”, finalizou Mauro.
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. Essa data foi escolhida em razão do famoso discurso feito, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos EUA, John Kennedy. Em seu discurso, Kennedy salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. Isto provocou debates em vários países e estudos sobre a matéria, sendo, por isso, considerado um marco na defesa dos direitos dos consumidores.
No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991. Sua necessidade nasceu da luta do movimento de defesa do consumidor no País, que começou com a vigência da Lei Delegada nº 4, de 1962, e se fortaleceu em 1976, com a criação do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo. Isso serviu de incentivo e modelo para a criação dos demais Procons do País.