As expectativas são muitas e, ao que tudo indica, mais uma vez a alegria permeará o cerimonial. No próximo sábado, dia 7 de novembro, a partir das 19h30, será realizada a cerimônia de Formatura dos Soldados Mirins do Tiro de Guerra 02-014 de Garça. O Grêmio Teatral Leopoldo Froes será o cenário e a prova de que os sonhos, quando sonhados juntos, trazem grandes alegrias. De um projeto do sargento Robert Trovão, Chefe da Instrução do TG em Garça, neste sábado acontece a formatura da segunda turma de Soldados Mirins.
A formatura é realizada pela Associação Comercial e Industrial de Garça – Acig – que desde o ano passado é parceira do projeto.
“Mais uma vez estamos participando do encerramento de um projeto que traz para nossas crianças o despertar de valores positivos. Um projeto que estimula o aprendizado e o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, e valoriza a família”, falou o presidente da Acig, João Francisco Galhardo.
Conforme explicou o gerente da Acig, Fábio Dias, no evento de sábado, estarão presentes os soldados mirins e seus familiares, bem como autoridades do municípios e parceiros que durante todo o ano contribuíram para que o Projeto Soldado Mirim acontecesse.
“Será um momento de alegria, de confraternização. A realização da formatura é da Acig, mas coube ao chefe da Instrução, o sargento Trovão, convidar os pais, trazer para o espaço do Grêmio Teatral Leopoldo Fróes aqueles que realmente agregaram no decorrer do ano. Ficam os agradecimentos a empresas parceiras, como a Datrel, e ao sargento que, nos propondo parceria, nos deu a oportunidade de sairmos de uma área de atuação da associação e vermos que podemos e devemos fazer muito mais”, frisou Dias.
E, em meio a alegria, o ponto que certamente dará ‘um nó na garganta’ será o momento de dizer tchau ao sargento Robert Trovão.
“Será um tchau porque ele volta para Garça. Quer seja para rever os amigos, termina sua graduação na Univesp receber o Título que lhe foi conferido de Cidadão Garcense. Ele volta, mas dizer tchau nem sempre é fácil”, falou Galhardo lembrando as ações de Trovão.
O Projeto Soldado Mirim conta com eixos principais: a defesa da vida; o respeito à cidadania e a garantia dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes. O projeto desenvolvido pelo Exército Brasileiro através do Tiro de Guerra para a construção da cidadania do indivíduo. Neste ano a entrega dos uniformes foi feita pelo presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alfredo Cotait Neto.