Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Acim aplica metodologia SWOT para analise generalizada

Notícias 31 de março de 2014

Reunião apresentou detalhes sobre trabalho de pesquisa e proposta de ação para o desenvolvimento da Acim

Parte da diretoria executiva e coordenadores de alguns departamentos da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), estiveram reunidos na sede da entidade para análise generalizada dos resultados obtidos pelo Grupo de Pesquisa, Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional que entrevistou funcionários e alguns prestadores de serviço da entidade, para um trabalho de planejamento de ações estratégicas a médio e longo prazos, como forma de desenvolvimento do trabalho desenvolvido pela entidade associativa. “Resultados esperados e alguns até surpreendentes”, disse o presidente da associação comercial, Libânio Victor Nunes de Oliveira ao ouvir a apresentação, análise e comentários da docente da Unesp de Marília, Marta Ligia Pomim Valentim, uma das coordenadoras do grupo de pesquisa. 

Baseado na metodologia denominado de “SWOT”, também conhecido como “Fofa” (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), o trabalho realizado propiciou a Acim a realizar uma análise interna e externa, de maneira a conhecer a condição de partida antes de definir as estratégias de ação para o curto, médio e longo prazos. “Esta metodologia analisa as forças internas em relação as oportunidades externas bem como as fraquezas internas em relação as ameaças externas da organização”, disse a representante do grupo de pesquisa ao apresentar os dados, bem como sugeriu ações em cada uma das etapas: Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Ameaças. “Os gestores passaram a ter um diagnóstico mais preciso da realidade organizacional e das perspectivas do ambiente externo, visto que propiciou a contextualização da organização em nível micro e macro, local e não local”, explicou Marta Ligia Pomim Valentim.

Dois aspectos foram levados em consideração, segundo o superintendente da Acim, José Augusto Gomes: aspectos organizacionais e os relacionados ao pessoal. “Apesar das diferenças que permitem segmentar os ambientes interno e externo separadamente, a inter-relação existe e, muitas, são complementares, as oportunidades e as ameaças surgem das forças e fraquezas organizacionais”, comentou o dirigente que conhece a metodologia e considera interessante a aplicação. “É um estudo profundo que necessita de um determinado tempo para assimilar a grande quantidade de informações apresentadas e uma análise mais prática das sugestões”, comentou o superintendente que considera válido a aplicação em cada um dos ambientes analisados. “Precisaremos fazer uma verticalização do método”, resumiu.

Na opinião de Libânio Victor Nunes de Oliveira o trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa, Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional da Unesp de Marília objetivou analisar: a estrutura interna da Acim; o planejamento e gestão financeira e administrativa; recursos humanos; mercado real e mercado potencial; clientes; fornecedores e concorrentes. “Para cada um desses tópicos foram apresentados detalhes que serão trabalhados de acordo com a possibilidade e necessidade”, disse o dirigente que a partir do plano estabelecido reunirá o grupo com frequência para o monitoramento dos trabalhos a serem executados. “Certamente agiremos com mais certeza e segurança”, acredita o presidente da associação comercial.

Contato com a Imprensa
Márcio Medeiros / Assessoria de Comunicação
Tel: (14) 3454.5072
E-mail: redacao@eficaz.jor.br

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE