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Acim conquista nova certificação internacional

Notícias 30 de abril de 2015

Anúncio da continuidade ISO9001:2008 na Acim contou com a participação de todos os coordenadores da entidade
 
Diretoria e funcionários da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), comemoraram esta semana a conquista da continuidade da normatização ISO9001:2008, revalidada anualmente desde 2009 quando conquistou pela primeira vez a certificação internacional. “Todos os anos passamos por avaliação e ajuste para a continuidade do programa de qualidade em gestão”, disse o presidente da Acim, Libânio Victor Nunes de Oliveira, feliz com a conquista. “Iniciar o processo é trabalhoso, mas não difícil”, comentou. “A dificuldade persiste em continuar e evoluir”, acrescentou ao parabenizar todos os funcionários e diretores envolvidos no processo. “Um trabalho de equipe e de muita paciência”, admitiu o dirigente.

De acordo com Edgard Roberto Ongarelli, auditor líder da equipe de Auditoria da SGS ICS Certificadora Ltda, a Acim teve o Sistema de Gestão da Qualidade auditado e recomendado para a “recertificação”, após o processo de auditoria de campo realizado e apresentando conformidade com os requisitos da norma NBR ISO 9001/2008. Com isso, e de acordo com os procedimentos internos, o processo de certificação está atualmente em fase de revisão técnica independente para a emissão do respectivo certificado, com o seguinte escopo de certificação: Representação dos associados, incentivo ao cooperativismo e associativismo, prestação de serviço de suporte, capacitação, análise de crédito, assistência jurídica, marketing e saúde.

A Associação Comercial e Industrial de Marília foi um das primeiras entidades associativa a conquistar a normatização ISO9001:2008 dentro do programa desenvolvido na própria entidade que reúne empresas e de forma coletiva elas desenvolvem o programa de gestão da qualidade com custos compartilhados. “A Acim passou a ser vista com olhar melhor por parte dos associados, dirigentes e admiradores”, comentou o superintendente da entidade, José Augusto Gomes. “Sempre primamos pela qualidade, eficiência e eficácia e a normatização transmite essa representação”, comentou o dirigente que assessorou o processo de continuidade do programa. “Nos dias de hoje acredito ser importante uma empresa ou entidade passar por este processo”, sugeriu ao lembrar que os grupos empresariais continuam trabalhando para a conquista da normatização internacional.

A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização, uma organização não governamental que está presente hoje em mais de uma centena de países. Esta organização de 1947 em Genebra, tem como função promover a normatização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada. No Brasil, o órgão regulamentador da ISO é ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A ISO cria normas nos mais diferentes segmentos, variando de normas e especificações de produtos, matérias-primas, em todas as áreas (existem normas, por exemplo, para classificação de hotéis, café, usinas nucleares, etc). A ISO ficou popularizada pelas normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas.

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