Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Acim distribui cartilha de orientações do Ipem

Notícias 22 de abril de 2014

O superintendente do Ipem-SP, Alexandre Modonezi, quando esteve em Marília no mês de outubro

Os comerciantes que fazem parte da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim) receberão no início do mês de maio, cartilha de orientação confeccionada pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, referente as orientações aos comerciantes sobre como proceder em relação as balanças e o que fazer para evitar autuações na comercialização destes produtos que necessitam de informações precisas. “Sem dúvida um documento importante e necessário em qualquer estabelecimento comercial”, acredita o presidente da Acim, Libânio Victor Nunes de Oliveira ao colocar uma unidade da cartilha na correspondência mensal a cada associado. 

De acordo com o dirigente mariliense o Ipem-SP é uma autarquia vinculada a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, e órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Muitos comerciantes desconhecem a necessidade do órgão e se surpreendem quando normalmente são autuados”, reconhece o presidente da Acim que acredita ser importante ter uma cartilha desta na loja para ser consultada sempre que houver necessidade com dúvidas na verificação e fiscalização de instrumentos de medição como: balanças, bombas de combustíveis, metros comerciais, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, etilômetros, entre outros. “Além disso, é preciso tomar cuidado com peças de roupas, cama, mesa e banho, produtos geralmente embalado e medido sem que o consumidor esteja presente, e a observação sobre o selo do Inmetro”, ressaltou Libânio Victor Nunes de Oliveira.

Em outubro do ano passado o superintendente do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Estado de São Paulo, Alexandre Modonezi, esteve na sede da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), reunido com comerciantes, empresários e lideranças locais, quando teve oportunidade de apresentar com mais detalhes a instituição que administrada, vinculada a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, denominado como: Instituto Nacional de Mertrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Somos uma organização com mais de 300 especialistas e técnicos, responsáveis pela verificação rotineira de equipamentos utilizados para atender a população”, comentou o dirigente paulistano ao apontar uma grande variedade de instrumentos de medição utilizados em transações comerciais, saúde e segurança.

Naquela oportunidade Alexandre Modonezi disse que o órgão fiscaliza, também, os produtos pré medidos, têxtis e aqueles de certificação obrigatória, como brinquedos, mamadeiras, pneus, capacetes, material elétrico e muitos outros. “Diante desta variedade de segmento é que vamos promover a distribuição da cartilha no sentido de orientar os comerciantes de Marília”, anunciou Libânio Victor Nunes de Oliveira, presidente da Acim que recepcionou o dirigente do Ipem em outubro do ano passado na sede da entidade associativa. “Queremos orientar todos os comerciantes da cidade sobre como proceder em relação a balanças e o que fazer para evitar autuações na comercialização de produtos”, disse o dirigente mariliense que considerou o encontro válido em todos os sentidos. “Além de iniciarmos uma parceria, foi um encontro esclarecedor em que muita gente esteve presente”, recordou o presidente da Acim ao apontar as 16 páginas da cartilha, impressa com excelente material gráfico.

Contato com a Imprensa
Márcio Medeiros / Assessoria de Comunicação
Tel: (14) 3454.5072
E-mail: redacao@eficaz.jor.br

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE