Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Acim estimula acerto de crediário para o Natal

Notícias 17 de outubro de 2013

A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), aguarda para o final do mês de outubro e o mês inteiro de novembro, uma grande procura de consumidores inadimplentes no comércio em geral, para liquidação de dívidas registradas no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Acim, para que recuperem o crediário visando as vendas de Natal, em dezembro. “Muitos consumidores aproveitam o recebimento da primeira parcela do 13º salário para liquidação de débitos, ou parte deles”, disse o presidente da associação comercial, Libânio Victor Nunes de Oliveira em tom de preocupação. “Esse é o desejo de muitos, mas nem todos conseguem”, falou.

Até o mês de setembro existiam 28.530 devedores registrados no Banco de dados do SCPC da Acim, no acumulado dos últimos cinco anos. Isto quer dizer que são quase 30 mil CPFs com restrição ao crédito, impedidos de investirem em qualquer loja do território nacional. “Isso não é bom para o comércio”, disse o tesoureiro da Acim, Adriano Luis Martins. “Existem programas que estimulam acordos, desde que os dois lados tenham interesse de um acerto”, frisou o dirigente que mostra dados de que até o mês passado existiam 56.015 dívidas, o que demonstra que um CPF pode e tem mais de uma dívida registrada. “Isto faz com que mais de R$ 14 milhões deixem de circular nas lojas em geral”, frisou Adriano Luis Martins.

O coordenador do SCPC da Acim, Carlos Francisco Bintecourt Jorge, sugere que os detentores dos CPFs com restrições, principalmente de Marília, que procurem a Câmara Arbitral da Acim, e solicite uma audiência de conciliação. “É rápido, prático e funcional”, sugere o dirigente da Acim ao conversar com o presidente da Acim sobre o assunto. “A Câmara Arbitral tem meios de solucionar o problema judicialmente de uma forma amigável e sem qualquer pressão”, lembrou o superintendente da Acim, José Augusto Gomes. “A função da Câmara Arbitral é exatamente essa, e estando fixada na Acim, ajuda sobremaneira um trabalho neste sentido”, completou o dirigente da Acim ao apontar os R$ 14.291.351,47 que deixam de circular no comércio de Marília por causa das 56.015 dívidas cadastradas nos últimos cinco anos. 

SCPC DA ACIM – Nos nove meses do ano de 2013 os dados do SCPC da Acim registram 19.045 CPFs incluídos, ou seja, passaram a ser bloqueados nas negociações através do crediário. “Isto não quer dizer queda nas vendas”, explicou Libânio Victor Nunes de Oliveira ao lembrar que muitos negócios são efetivados com compras através dos cartões de crédito, débito e de benefícios ou até com dinheiro. “O fato de consultar não quer dizer que mensure o volume de vendas no comércio”, afirmou ao apontar os 13.980 CPFs que foram reativados ao crediário, excluídos do banco de dados do SCPC da Acim. “Nos meses de outubro e novembro mais CPFs serão excluídos do que incluídos”, acredita o dirigente da associação comercial.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE