
Um grupo de aproximadamente 30 mulheres que trabalha nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), oi homenageado pela diretoria da entidade. “Temos muitas mulheres envolvidas em nossa instituição, e graças a elas é que a Acim pode realizar um bom trabalho no atendimento aos nossos associados”, comentou Libânio Victor Nunes de Oliveira que participou da segunda parte da homenagem, saudando as funcionárias e agradecendo o comprometimento de todas. “As mulheres são mais hábeis no trato com as pessoas, bem como são mais compreensivas no dia a dia com os nossos associados”, disse o presidente da entidade, que pela primeira vez organiza homenagem neste sentido, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado mundialmente dia 8 de março.
Na opinião do superintendente da Acim, José Augusto Gomes, as mulheres no mercado de trabalho levam algumas vantagens por serem mais prestativas e por serem capazes de se envolverem mais em diversas frentes de trabalho. “O homem é mais focado, enquanto que a mulher é multifuncional”, comparou ao elogiar as funcionárias da Acim que desenvolvem um excelente trabalho na entidade. “Elas são a maioria”, disse em tom de surpresa, ao perceber ser um grupo maior do que a dos homens. “Isso não é uma regra, mas no atendimento público e assessoria ao associado, sem dúvida a mulher leva uma certa vantagem, em razão de levar jeito para conversar com as pessoas”, comentou ao participar de homenagem as funcionárias.
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século 20, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. O Dia Internacional das Mulheres e a data de 8 de março são comumente associados a dois fatos históricos que teriam dado origem à comemoração. O primeiro deles seria uma manifestação das operárias do setor têxtil novaiorquino ocorrida em 8 de março de 1857 (segundo outras versões em 1908). O outro acontecimento é o incêndio de uma fábrica têxtil ocorrido na mesma data e na mesma cidade. Não existe consenso entre a historiografia para esses dois fatos, nem sequer sobre as datas, o que gerou mitos sobre esses acontecimentos.
Para o presidente da Acim o importante nesta data é o sentido da reflexão e do reconhecimento. “Não é preciso ter um dia especial para homenagear as mulheres”, falou. “Mas é bom que tenhamos, para que possamos parar para admitir a importância delas na sociedade, na família e na humanidade”, completou. “Sou favorável a celebração do dia, para enaltecer a presença delas de forma positiva em todos os sentidos, seja no mercado de trabalho ou em qualquer liderança que ocupem”, disse Libânio Victor Nunes de Oliveira ao promover a homenagem pela primeira vez somente para as mulheres. “Na primeira etapa da homenagem, elas ficaram um bom tempo entre elas, depois é que os homens participaram do encontro”, explicou ao considerar válido o evento que se repetirá nos próximos anos.
#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial