Do jornal O Dia de Marília
Com foco na internacionalização, Marília vai sediar a Câmara Internacional de Negócios Digitais, que conta com, além do Brasil, Estônia e Suíça como países membros. A nova plataforma de negócios terá sede física na Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília) e tem como objetivos a internacionalização econômica do município e fomentar a transformação digital. “Nossa missão é contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos participantes da Câmara e também dos países membros. A ideia é conseguir oferecer oportunidades de negócios e parcerias internacionais a eles, além de ser instrumento para troca de experiências e de informação e acesso à inovação e tecnologia”, destaca o consultor internacional e cofundador do Estônia Hub, o mariliense Raphael Fassoni.
A ideia da criação da Câmara Internacional surgiu após delegação com vários empresários de Marília participar de visita à Estônia, país europeu que tem se destacado no cenário mundial como modelo em gestão econômica e é conhecido como o mais digital do mundo. “Eles participaram de uma agenda que focou o desenvolvimento de novos contatos, novos negócios buscando inovação e digitalização.
A partir desta visita, entendemos que a Estônia já está provocando benefícios através das pessoas que participaram da delegação. Ideias conhecidas na oportunidade passaram a ser aplicadas em negócios e já deram resultados”, explica o consultor. Para o presidente da Acim, Adriano Martins,a Câmara é uma ponte a partir de Marília com a União Européia. “É um orgulho grande, pois é uma entidade internacional, com a missão de promover desenvolvimento de negócios. Na prática vai fortalecer o ecossistema de inovação de Marília, mas sobretudo colaborar com o desenvolvimento econômico do Brasil na área de tecnologia, pois estará conectada [Câmara] com o país mais digitalizado do mundo.”
Interessados podem obter mais informações da Ia Câmara Internacional de Negócios Digitais na Acim.