Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Acim sugere abertura das lojas em caráter especial

Notícias 02 de julho de 2018

 

Lojas do comércio de Marília estarão fechadas durante o jogo do Brasil na Copa da Rússia

A diretoria da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília está sugerindo aos comerciantes em geral, para que tenham um funcionamento especial na próxima segunda-feira, dia 2, em virtude do primeiro jogo da Seleção do Brasil, na Copa do Mundo da Rússia, valendo pelas oitavas de final do torneio internacional. “Agora é matar ou morrer”, disse o presidente da associação comercial mariliense, Adriano Luiz Martins, ao definir a importância do jogo a ser disputado as 11 horas, diante da Seleção do México, no Estádio de Samara, na Rússia. “O fechamento seria as 10 horas e a reabertura depois de uma hora do encerramento, já que não dá pra prever o horário”, falou ao lembrar da possibilidade da prorrogação dos 30 minutos e as cobranças de pênaltis, se forem precisas.

De acordo com o superintendente da Acim, José Augusto Gomes, não existe lei específica para este caso, fazendo com que empregadores e empregados combinem a forma de trabalho. “O lojista pode criar um ambiente na empresa para que todos assistam o jogo na própria loja”, comentou o diretor da associação comercial. “Como pode, também, combinar escalas de trabalho, rodízio, ou até fecha-la por completo”, exemplificou o dirigente ao mostrar que o acordo entre as partes envolvidas no trabalho deve ser franco e antecipado. “O consumidor não tem nada a ver com isso, e cada loja sabe como deve agir no varejo”, disse o superintendente ao repetir a orientação da entidade de fechar as lojas uma hora antes do início do jogo, e reabrir uma hora depois do término.

Uma partida de futebol tem a duração de 2 horas. Com início marcado para as 11, de acordo com a sugestão da Acim, as lojas abririam as 8 horas e fechariam as 10 horas. As 13 horas termina o tempo regulamentar, com mais 30 minutos de prorrogação, se for necessário, implicaria em mais 30 minutos para as cobranças de penalidades, terminando a partida as 14 horas, fazendo com que a reabertura seja as 15 horas, até as 18 horas. “Sendo assim, o comércio varejista de Marília estaria aberto, nesta segunda-feira, das 8 as 10 horas no período da manhã, e das 15 as 18 horas no período da tarde”, definiu Adriano Luiz Martins ao lembrar que se trata de uma sugestão e cada lojista tem liberdade de combinar com os comerciários como deve ser. “Serão cinco horas de trabalho, ao invés das oito normais”, comparou o dirigente da associação comercial.

Caso a Seleção Brasileira vença o México, o próximo jogo, já pelas quartas-de-final, será dia 07 de Julho, sábado, as 15 horas, o que não causará transtorno demasiado no comércio varejista. “Neste caso, ao vencer o México, os lojistas poderão definir com funcionamento do comércio das 8 as 13 horas, apenas”, ressaltou o presidente da associação comercial. “Espero que isso aconteça para seguirmos até a final”, torce Adriano Luiz Martins que considera possível o Brasil estar na final, mais uma vez. “Nesta fase, perdeu volta pra casa”, recordou o dirigente ao mostrar-se preocupado.

Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE