Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Acipi promove palestra gratuita sobre prevenção ao infarto

Notícias 29 de outubro de 2018

Evento acontece dia 6 de novembro; entrada é aberta ao público

 As doenças cardiovasculares, de acordo com o cardiologista Dairo Bicudo Piai Junior, são a principal causa de morte no mundo. Para orientar a população, o médico ministra, em 6 de novembro, às 19h, na sede da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), a palestra gratuita “Prevenção ao infarto”. A recepção do evento beneficente, aberto ao público, ocorre às 18h30. As inscrições podem ser efetuadas no site: acipi.com.br. Pede-se a doação de um quilo de alimento não-perecível, posteriormente destinado ao Banco de Alimentos de Piracicaba. 

O objetivo da explanação, segundo Piai Junior, é passar para a população o que é infarto no miocárdio e o impacto da doença cardiovascular no Brasil e no mundo. “A ideia é fazer uma palestra orientando sobre os fatores de risco, como se prevenir de forma correta e saber como identificar sintomas e procurar o médico na hora certa”, disse. 

Segundo o especialista, diabetes, hipertensão arterial, colesterol, tabagismo, histórico familiar de doença cardiovascular, sedentarismo e reação ao estresse são fatores de risco para o infarto. Entre os modos de prevenção citados pelo cardiologista estão controlar essas possíveis causas, cessar o tabagismo, combater o sedentarismo, manter alimentação saudável, evitar uso abusivo de bebida alcoólica e praticar, regularmente, atividades físicas, prioritariamente 150 minutos por semana. 

“Existem dois tipos: o infarto sem placa de gordura e o infarto com placa de gordura, sendo que este último ocorre na grande maioria dos pacientes. O enfoque é prevenir que essas placas se formem, porque, uma vez instalada e rompida, causa o infarto”, alertou. Os principais sintomas citados por ele são dores acima da altura do umbigo e abaixo do nariz, incluindo tórax e região do estomago, náuseas, vômitos e falta de ar. 

Ele ainda ressalta que, ao perceber qualquer um desses indícios, deve-se procurar um cardiologista. O ideal, para quem não tem histórico familiar, é frequentar o especialista a partir dos 30 anos de idade para rastreio e, quem tem, a partir dos 25 anos. “É preciso fazer acompanhamento para identificar possíveis fatores de risco e eliminá-los. O pico de idade da doença é entre 50 e 60 anos de idade. O homem tem 56% de chance de ter mais infarto que a mulher, embora ela, na pós-menopausa, se iguale no número.” 

PROFISSIONAL – Dairo Bicudo Piai Junior tem graduação pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, residência de Clínica Médica na Faculdade de Medicina de Botucatu da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e residência de Cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

 

SERVIÇO

Data: 6 de novembro de 2018 (terça-feira)

Horário: 18h30 (recepção)

19h (início da palestra)

Local: sede da Acipi (rua do Rosário, 700, Centro – Piracicaba)

Realização: Acipi

Entrada: gratuita

Inscrições: acipi.com.br

Informações: (19) 3417-1766, ramal 725, ou contato@escoladenegociosacipi.com.br

 

Natália Marim
Departamento de Comunicação
(19) 3417.1766 Ramal 757
www.acipi.com.br

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE