Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Acipi recebe comitiva italiana e estuda parceria

Notícias 31 de janeiro de 2018

Cursos à distância podem compor intercâmbio entre Brasil e Itália 

Durante a visita à Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) de uma comitiva italiana, capitaneada pelo senador brasileiro italiano, Fausto Longo, ontem, 30 de janeiro, foi divulgada a possibilidade de uma parceria entre o estado da Úmbria e a associação piracicabana. 

De acordo com José Antonio de Godoy, vice-prefeito de Piracicaba e vice-presidente da Acipi, além do convênio na área da saúde, a intenção é firmar uma parceria entre a Universidade de Perúgia, na Úmbria, e a Acipi, por meio da Escola de Negócios, para a capacitação de profissionais que queiram estar habilitados no idioma italiano. 

“A intenção da Escola de Negócios Acipi é capacitar profissionais para que se destaquem em diversos segmentos e, assim, entregar cada vez mais mão de obra qualificada para o mercado de Piracicaba. Se, de fato, a parceria com a Universidade de Perúgia for viabilizada, teremos mais um diferencial a oferecer aos associados e à comunidade piracicabana”, completou o presidente da Acipi, Paulo Roberto Checoli. 

PROTOCOLO DE INTENÇÕES

A delegação da Úmbria esteve no Brasil para assinar um protocolo de intenções com o governo do estado de São Paulo, visando ações conjuntas em diversos setores, entre eles o comércio, agroalimentar, energia renovável e tecnologia, sobretudo na área da saúde. Para o avanço dos projetos relacionados à saúde está prevista uma parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que é referência no assunto, no interior paulista. 

PIRACICABA

Entre diversos fatores, dois dos principais objetivos de a delegação visitar a Noiva da Colina é o potencial econômico da cidade e o funcionamento do Hospital Regional, administrado pela Unicamp. “A Úmbria conta com um polo tecnológico, constituído por empresas de alta tecnologia e know-how na área de equipamentos médico-hospitalares, e o governo do estado de São Paulo entendeu que Campinas, por abrigar a Unicamp, seria a região ideal para ser a primeira a receber essa missão. Incluímos Piracicaba por dois motivos. Em primeiro lugar, já existe um hospital na cidade onde a gestão é da Unicamp. Então, por que não optarmos pelo Hospital Regional receber os benefícios de gestão, equipamentos e, até mesmo, de capacitação e treinamento, frutos da pareceria entre Brasil e Itália? Além disso, Piracicaba é destaque em tecnologia agroalimentar. A nossa cidade é referência no setor sucroalcooleiro e sedia a Esalq/USP, que já tem um bom relacionamento com a Úmbria. Outro importante fator é que Piracicaba tem de 65% a 70% da sua população formada por ítalo-descendentes. Portanto, há um grande interesse em promover, no município, cursos à distância para o aprendizado da língua italiana. Essa seria uma ferramenta para o intercâmbio entre os dois países, visando a potencialidade de mercado e abrir portas de entrada aos piracicabanos para o mundo europeu. Além disso, ter mais pessoas falando italiano aqui é um grande atrativo para que as empresas invistam na região”, explicou Longo.

Além do senador, integraram a comitiva o responsável pelo Serviço de Relações Internacionais e Cooperação da Região da Úmbria, Giampiero Rasimelli, o diretor da área de Saúde da Região da Úmbria, Walter Orlandi, o representante da Confindustria da Úmbria, Maurizio Petrozzi, e o deputado, Fabio Porta. 

Rebeca Bueno
Departamento de Comunicação
(19) 3417.1766 Ramal 742
www.acipi.com.br

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE