Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACIT alerta que em janeiro ICMS pode ser pago em duas parcelas

Notícias 12 de janeiro de 2017
No ultimo mês de 2016, o governador Geraldo Alckmin assinou um decreto que permite que os comerciantes paguem o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), referente ao mês de dezembro, de forma parcelada.
 
A Associação Comercial e Industrial de Taubaté (ACIT) enfatiza que essa facilidade pode dar um folego ao empresário numa época em que são pagos vários encargos.
 
Se a opção for o pagamento parcelado, o comerciante deve se programar para pagar a primeira parcela em 20 de janeiro e a segunda em 20 de fevereiro.
 
Não é a primeira vez que essa medida é adotada no comércio e é uma reivindicação das entidades pleiteada numa parceria entre a Associação Comercial de São Paulo e a Federação das Associações Comercial do Estado de São Paulo (Facesp), que representam o varejo paulista.
 
“Essa ação pleiteada pela FACESP junto ao governo do Estado vem sendo repetida há vários anos, auxiliando o comércio. Em ano de crise financeira, o decreto é mais do que bem vindo e certamente vai permitir que os empresários possam reinvestir em seus negócios.” ressalta José Saud, presidente da ACIT.
 
O natal é o período de maior expectativa para o comércio, no entanto, mesmo com altos volumes de vendas, muitas são realizadas à prazo, o que significa que o dinheiro não entra no caixa imediatamente. Como o ICMS é pago sempre no mês subsequente, o volume do natal automaticamente aumenta o valor da tarifa.
 
O contribuinte que deixar de efetuar o recolhimento de qualquer uma das parcelas até as datas previstas, ou efetuar o recolhimento em valores inferiores ao devido, perderá o direito ao benefício, ficando os valores recolhidos sujeitos à multa. 
 

-- 


Bruna Abifadel (12) 97408-5475 
Karina Bizarria (12) 99123-0553
 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE