Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACMC ajuda na ampliação da coleta seletiva em Mogi das Cruzes

Notícias 11 de setembro de 2018

Comerciantes se reuniram com integrantes do Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura Municipal para colaborar com o Recicla+Mogi

Com o objetivo de colaborar para a ampliação da coleta seletiva na Cidade, a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) discute ideias e sugestões com empresários. Na manhã de hoje (11/09), um grupo de proprietários de bares, lanchonetes e restaurantes se reuniu na sede da entidade com representantes do Departamento de Limpeza Pública, responsável pelo programa Recicla+Mogi da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Segundo o presidente da Associação Comercial, Marco Zatsuga, com a união de forças é possível colaborar na preservação do meio ambiente e reduzir despesas da Prefeitura Municipal com a coleta, transporte e destinação dos resíduos gerados na Cidade. “A conscientização sobre a necessidade e importância da reciclagem do lixo precisa passar não só pelos comerciantes, mas também por toda a população, porque 80% dos resíduos poderiam ser reciclados, mas isso ainda não acontece. Por isso, a Associação Comercial reforça o trabalho da Prefeitura para que seja possível aumentar os números da coleta seletiva cada vez mais”, destaca.

O diretor do Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura Municipal, José Roberto Elias Rodrigues, explica que é preciso ampliar a separação de todos os materiais recicláveis, mas principalmente dos vidros. “Ainda encontramos forte resistência dos bares, restaurantes e lanchonetes na separação das garrafas de vidro, que além de danos ao meio ambiente podem causar acidentes aos coletores. Começamos a fazer este trabalho de recolhimento das garrafas às segundas-feiras, das 17 às 19 horas, mas como a adesão foi baixa, estamos estudando a mudança para os sábados ou domingos a fim de conseguimos maior participação”, conta.

Franqueado da rede Mc Donald's na Região do Alto Tietê e Bertioga, Roberto Pestana, também destaca a importância da coleta seletiva nas lanchonetes. “A Lei dos Resíduos Sólidos já existe há uns 8 anos, mas ainda não é totalmente implementada, por isso todos devem se empenhar para que a coleta seletiva possa ser cada vez mais ampliada, já que além de colaborar com a preservação ambiental, também fomenta negócios e contribui para a economia”, avalia, acrescentando que todas as lanchonetes da rede já fazem a coleta seletiva.

O mesmo procedimento também é adotado pelo Restaurante Pais e Filhos. “Separamos os materiais e isso facilita muito porque não gera acúmulo de materiais, mas sinto que ainda falta maior conscientização da parte de todos neste processo”, considera a cozinheira do estabelecimento comercial, Sandra Regina Miranda.

A partir das discussões, a Associação Comercial continuará recebendo ideias e sugestões para encaminhamento ao Departamento de Limpeza Pública, e se coloca à disposição da Prefeitura para ajudar na distribuição de materiais publicitários para a conscientização sobre a coleta seletiva.

Mais informações:
Mara Flôres
Assessoria de Imprensa
Associação Comercial de Mogi das Cruzes
Telefone: 9.9433-2269

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE