Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACMC aponta startups como caminhos para as mulheres no empreendedorismo

Notícias 19 de outubro de 2018

Palestra do Consef destaca o perfil inovador feminino no mundo dos negócios

Diante do desafio complexo do empreendedorismo no universo feminino, devido às múltiplas tarefas sob responsabilidade das mulheres na atualidade, as startups são apontadas como caminhos àquelas com perfil inovador. A discussão sobre o tema ganhou destaque hoje (18/10), no evento organizado pelo Conselho Empresarial Feminino (Consef) da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será encerrada amanhã na Cidade.

Os participantes puderam conferir nesta quinta-feira, a palestra comandada pela consultora empresarial e vice-presidente da ACMC, Fádua Sleiman, que falou sobre as mulheres no empreendedorismo. “Este evento dá continuidade ao trabalho do Consef, iniciado há 22 anos, com foco na troca de informações e suporte às empresárias das mais diversas áreas. Tivemos a participação de alunos de cursos da Fatec (Faculdade de Tecnologia), que nos trouxeram novas ideias. Com isso, pretendemos atrair as jovens com perfil inovador para participarem das nossas ações visando à formação e aperfeiçoamento de mulheres empreendedoras”, destaca Fádua.

Em seguida, a professora de marketing, endomarketing e empreendedorismo da Fatec, Priscila Yamagami Kähler, também mentora de projetos e startups, comandou talk show com as empresárias e alunos participantes. “As mulheres precisam criar novas oportunidades e negócios, unindo seus propósitos, missão de vida, família e possibilidade de geração de renda. Empreender é um grande desafio no universo feminino por causa da jornada tripla e muitas vezes quádrupla que as mulheres têm hoje pela frente. Por isso, as startups surgem como novos modelos de negócios mais ágeis e enxutos, que podem ser aliados a outras jornadas”, explica Priscila.
Aluna do curso de Recursos Humanos da Fatec, Cristiane Aparecida Ramos da Silva, 17 anos, aprova a iniciativa. “Eventos como estes fazem com que nós, jovens, possamos abrir a cabeça para pensar no futuro e nos incentivam a seguir carreira em novas áreas”, avalia. Também estudante do curso, Pablo Marques, 20, destacou a participação cada vez maior da mulher no mercado de trabalho. “É muito importante falar sobre isso porque elas ocupam destaque em todas as áreas e merecem ser reconhecidas”, defende.

A assistente administrativa do Instituto Odontológico Mogiano (IOM), Dagmar Souza Dias Alves da Cunha, também destaca a importância da atividade. “Estas palestras são excelentes e só nos acrescentam conhecimentos muito importantes, além de nos conscientizar sobre o empoderamento da mulher, que é cada vez mais crescente”, conclui.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Clodoaldo de Moraes, também prestigiou o evento da ACMC e destacou que Mogi das Cruzes é uma das 11 cidades do Estado de São Paulo que participam da Semana e uma das 27 em todo o Brasil. “Participar da agenda do Ministério da Ciência e Tecnologia é uma oportunidade de incentivar o empreendedorismo em geral, mas principalmente das mulheres da Cidade”, disse.

Durante o evento, o Consef também divulgou o movimento Abuso? Apite já!, voltado para o fim da violência contra a mulher, e distribuiu apitos aos participantes.

imprensa@acmc.com.br>

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE