Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACMC completa 100 anos e prepara entrega de monumento para a cidade

Notícias 29 de outubro de 2020

A ACMC – Associação Comercial de Mogi das Cruzes completa 100 anos de fundação nesta quinta-feira (29/10), com uma rica história de participação no desenvolvimento da cidade e no cenário paulista. A entidade é uma das mais antigas do Estado de São Paulo e figura entre as maiores em serviços e produtos, numa rede formada por mais de 400 associações.

Numa série de depoimentos que começa a ser exibida hoje nas redes sociais da entidade, representantes da atual diretoria, ex-presidentes e associados lembram fatos marcantes, que ajudam a contar a trajetória da Associação Comercial de Mogi das Cruzes nesses 100 anos.

Um vídeo institucional também está em produção e vai mostrar a evolução da entidade desde a sua fundação, em 1920, até os dias atuais, marcados pela pandemia.

O principal presente deste centenário está marcado para ser entregue na primeira semana de dezembro: um monumento que representa evolução, crescimento e prosperidade. A obra de arte de autoria do escultor mogiano Rodrigo Bittencourt, confeccionada em aço inox e com cinco metros de altura, será colocada na revitalizada Praça Oswaldo Cruz, no coração da área comercial da cidade.

“A Associação Comercial de Mogi das Cruzes é uma das poucas entidades de classe com 100 anos de atuação no Brasil. Tem grande importância histórica e contribuiu muito para a cidade ser o que é hoje. As restrições impostas pela pandemia alteraram os planos de comemoração, mas não poderíamos deixar esse centenário passar em branco e em dezembro, que é o principal mês para o varejo, estaremos entregando um presente aos mogianos”, ressaltou Marco Zatsuga, presidente da ACMC.

“Com o monumento, na área central, eternizamos a história da ACMC, construída pelas mãos dos milhares de empresários que mantém negócios na cidade e, através da geração de empregos e renda, contribuem para o desenvolvimento de Mogi das Cruzes”, completou a vice-presidente da entidade, Fádua Sleiman.

Fundada em 29 de outubro de 1920, por um grupo de pouco mais de 100 comerciantes e numa época em que a cidade tinha aproximadamente 150 estabelecimentos, a ACMC é a quinta associação comercial mais antiga do Estado de São Paulo, juntamente com São José do Rio Preto e Campinas, que neste ano também se tornam centenárias – antes delas estão Santos (143 anos), São Paulo (119 anos), Ribeirão Preto (116 anos) e Lorena (103 anos).

Numa mensagem especial, o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alfredo Cotait falou da tradição histórica da ACMC na cidade, inclusive pelo fato de terem saído da entidade prefeitos e secretários municipais que contribuíram para o desenvolvimento local.

“Nós, da Facesp, temos muito orgulho da Associação Comercial de Mogi das Cruzes fazer parte da nossa rede”, destacou Cotait.

A ACMC, desde a década de 80, está instalada em sede própria na Rua Barão de Jaceguai, 674, e as ações comemorativas ao seu Centenário são patrocinadas por Shibata Supermercados, Grupo NotreDame Intermédica, CS Brasil, Arrumando a Casa, O Boticário, Aquatec Purificadores de Água e Multiplic Corretora de Seguros.

 Praça Oswaldo Cruz - Ney Sarmento - PMMC.JPG

 

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE