Associação Comercial de Santos promoverá audiência pública em 14 de agosto para debater indústria do petróleo e gás
A Associação Comercial de Santos (ACS) promoverá audiência pública na Câmara Municipal de Santos no dia 14 de agosto de 2013, para discutir a indústria do petróleo e gás.
A definição surgiu em reunião da Câmara Setorial de Petróleo e Gás da ACS, que realizou encontro na tarde desta quinta-feira, 4 de julho de 2013, na Sala de Reuniões da entidade, na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar.
Está programada também, para a primeira quinzena de agosto, viagem dos integrantes da Câmara Setorial de Petróleo e Gás a Macaé e ao Rio de Janeiro, para conhecer instalações relacionadas às atividades petrolíferas. A visita ocorrerá antes da audiência pública na Câmara Municipal de Santos.
Ainda antes da visita a Macaé, a Câmara Setorial de Petróleo e Gás da ACS quer fazer uma visita à Petrobras em Santos, em data a definir.
Também antes da viagem ao Rio e a Macaé, a intenção é fazer uma visita às obras do terminal da Saipem do Brasil Serviços de Petróleo, que está na lista dos Terminais de Uso Privado (TUPs) que podem ser construídos a partir da regulamentação da Lei 12.815/2013, a Lei dos Portos.
A audiência pública, que tratará da importância da indústria de petróleo e gás para a Baixada Santista, terá quatro focos: as necessidades para atender a exploração do pré-sal da Bacia de Santos, as potencialidades de desenvolvimento da região, os entraves que dificultam a consolidação das atividades petrolíferas e a necessidade de criação de ambiente propício para atrair empresas e indústrias.
O coordenador da Câmara Setorial de Petróleo e Gás, Vicente do Valle, que é também 1.º vice-presidente da Associação Comercial de Santos, pretende chamar a atenção da comunidade para a questão petrolífera. "Um dos objetivos da audiência pública é despertar a região de que há necessidades e que algo precisa ser feito para atendê-las".
Para atuar como ponte de ligação da Câmara Setorial de Petróleo e Gás da ACS com a Câmara Municipal de Santos foi convidado a participar da reunião o chefe de gabinete, Edmon Atik Filho.
Após a audiência pública de 14 de agosto, haverá outras, em locais que estão em discussão pelos integrantes da Câmara Setorial de Petróleo e Gás, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob).
A proposta é realizar a última audiência na Associação Comercial de Santos, fechando o ciclo e permitindo a elaboração de um plano estratégico de petróleo e gás.
A reunião da Câmara Setorial de Petróleo e Gás foi coordenada por Vicente do Valle e contou com a participação do secretário setorial, Gustavo Pierotti, e do diretor executivo da Associação Comercial de Santos, Marcio Calves, que foi indicado para ser secretário executivo desse órgão.
A Câmara Setorial de Petróleo e Gás da ACS foi criada em dezembro de 2012 com o objetivo de reunir empresas e entidades em prol do desenvolvimento da cadeia de petróleo e gás na região. Participam do órgão a Petrobras, a Ciesa, a G. Pierotti Ship Supplier, a Port Consult Negócios e Participações, a Saipem do Brasil e a Soteica do Brasil.