Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACSO reforça a importância do Dia do Consumidor na Câmara Municipal

Notícias 12 de março de 2024

No dia 15 de março, o Brasil se une em comemoração ao Dia do Consumidor, uma data que não apenas celebra os direitos e deveres dos consumidores, mas também promove reflexões sobre práticas de consumo consciente e responsável. A data foi criada em 15 de março de 1962, quando o presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, destacou a importância dos direitos dos consumidores em um discurso histórico.

 

Neste contexto, a Associação Comercial de Sorocaba e Distrital Votorantim (ACSO), por meio do vice-presidente, Nilton Cezar, esteve na Tribuna Social da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira, 12 de março, reforçando o seu papel como promotora ativa do equilíbrio entre consumidores e fornecedores, no que diz respeito à cultura da educação financeira a seus associados.

 

A ACSO, com sua história de apoio ao desenvolvimento econômico e social da região, desempenha múltiplas funções no Dia do Consumidor, promovendo a conscientização sobre os direitos do consumidor, oferecendo palestras, workshops e materiais educativos ao público em geral.

 

No Dia do Consumidor, importante ressaltar a data como a conscientização de uma relação mais saudável e transparente entre empresas e clientes, o que pode resultar em maior fidelização e reputação positiva no mercado.

 

Conforme Nilton Cezar, o Dia do Consumidor foi criado para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor, não apenas entre as pessoas que consomem, mas que também as empresas e lojas lembrem do compromisso de respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores. “Dados revelam que, nos últimos anos, o Procon de Sorocaba tem registrado um aumento significativo no número de consultas e demandas relacionadas aos direitos do consumidor, demonstrando a crescente conscientização e engajamento da população local nessa questão”.

 

Portanto, no Dia do Consumidor, é importante reconhecer e celebrar o papel crucial desempenhado por instituições que promovam uma relação justa e equilibrada entre consumidores e empresas. Seja fornecendo orientação jurídica a seus associados, mediando conflitos ou promovendo a educação do consumidor, a ACSO continua a ser uma aliada essencial no fortalecimento da economia local.

 

 

Sobre a Associação

A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE