Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACSP: Janeiro começa com alta de 2,7% no movimento de vendas do varejo paulistano

Notícias 20 de janeiro de 2020

São Paulo, 20 de janeiro de 2020. O movimento de vendas do varejo paulistano cresceu 2,7% na primeira quinzena de janeiro, na comparação com igual período do ano passado. O resultado foi puxado pelas vendas à vista (4,1%), reflexo da demanda por itens típicos do verão e de início do ano. O número faz parte do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

“A moda praia e produtos de drogaria, como protetor solar e bronzeador, ajudam a impulsionar essas vendas à vista. Tem também a procura por material escolar, que contribuiu com a alta”, explica Emilio Alfieri, economista da ACSP.

Já as vendas a prazo, que costumam refletir a procura por itens de maior valor, como eletrônicos e eletrodomésticos, cresceram menos, registrando alta de 1,3% nessa primeira quinzena do ano frente igual período de 2019.

O resultado dessa primeira metade de janeiro está dentro das expectativas da ACSP, segundo Alfieri. Ele lembra que no final do ano passado houve uma euforia no varejo por causa da liberação do FGTS, que ajudou a impulsionar as vendas.

“Essa euforia passou agora. O consumidor não tem mais os recursos do Fundo de Garantia e aparecem as contas de início do ano, como o IPVA e o IPTU. Então, é natural que os números sejam mais modestos. Essa alta de 2,7% pode ser considerada positiva”, diz o economista da ACSP.

Na comparação com a primeira quinzena de dezembro de 2019, o movimento de vendas cai 38,4%. Segundo Alfieri, esse é um resultado sazonal para a cidade de São Paulo, reflexo da base forte do final do ano passado e do tradicional êxodo do paulistano para o litoral e o interior, o que enfraquece o varejo da capital paulista

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP com base em amostra da Boa Vista SCPC.

 

 

 


Mais informações:
Patrícia Gomes Baptista
Assessoria de Imprensa ACSP
pgbaptista@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE