Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACSP: Vendas do comércio paulistano sobem 2,3% na 1ª quinzena de fevereiro10

Notícias 18 de fevereiro de 2020

São Paulo, 18 de fevereiro de 2020. Na primeira quinzena de fevereiro, o movimento de vendas do comércio paulistano registrou alta média de 2,3% ante igual período de 2019, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). 

Com maior propensão do consumidor à compra de eletroportáteis típicos dos meses de verão, como ventiladores, secadores de cabelo e até fritadeiras e sanduicheiras elétricas, as vendas a prazo cresceram 4,1% no período. "São bens duráveis de menor valor, mas que podem ser parcelados em duas ou até três vezes", afirma Emílio Alfieri, economista da ACSP.

Já as vendas à vista, em geral de itens de vestuário, calçados, artigos de farmácia e adereços para o carnaval, cresceram menos (0,5%) na comparação com os primeiros 15 dias de fevereiro do ano passado. "O resultado, um provável reflexo da Sampa Week, sugere que os consumidores preferiram aproveitar os descontos da semana promocional", diz o economista. 

Na comparação com a primeira quinzena de janeiro, a alta média foi maior, de 5,3%, também puxada pelas vendas de eletroportáteis (4,8%), no movimento de vendas a prazo, e de itens de menor valor (5,7%) no sistema à vista - uma ligeira alta sazonal, diz Alfieri, já que os primeiros quinze dias de fevereiro tiveram um dia útil a mais. 

"É um resultado que está dentro das expectativas. Mas vale lembrar que são dados preliminares. Diferente de 2019, quando a celebração caiu em março, nesta segunda quinzena, ainda teremos o Carnaval.” 

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista SCPC.

         
 

BALANÇO DE VENDAS ACSP
Variação % -  1ª quinzena de Fevereiro/2020

 
 

Modalidade

Fevereiro 2020 /
Janeiro 2020

Fevereiro 2020 /
Fevereiro 2019

 
 

A prazo

4,8

4,1

 
 

À vista

5,7

0,5

 
 

Média

5,3

2,3

 
 

Fonte: amostra fornecida pela Boa Vista SCPC

 
 

Elaboração: Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP

 

 

Mais informações:
Patrícia Gomes Baptista
Assessoria de Imprensa
pgbaptista@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 9163-0473

 

Sobre a ACSPA Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 125 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

       

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE