São Paulo, 21 de fevereiro de 2022 – O varejo da capital paulista avançou 6,2% nos primeiros quinze dias de fevereiro ante o mesmo período de 2021, de acordo com os dados preliminares do Balanço de Vendas. O indicador mede a movimentação no comércio e é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP).
Com o mesmo número de dias úteis que janeiro, a primeira quinzena de fevereiro registrou alta de 3,3%. O resultado não pode ser considerado definitivo para o mês pelo fato de fevereiro ser mais curto que janeiro, como pondera o economista da ACSP, Marcel Solimeo.
O crescimento sob fevereiro do ano passado (6,2%) reflete o crescimento que as vendas vêm apresentando a cada mês, pela maior movimentação na economia, melhora dos indicadores de emprego e abertura total do comércio.
SEM AVANÇO
O Balanço de Vendas da ACSP apontou também que o varejo não se recuperou totalmente das perdas causadas pelo fechamento do comércio. O indicador está 0,2% menor, se comparado com os mesmos quinze dias de fevereiro de 2020. “Temos que continuar melhorando para atingir o patamar anterior à pandemia. Não há expectativa de um crescimento significativo porque a economia como um todo não crescerá de forma expressiva”, afirma.
Para o economista, a inflação ainda preocupa porque limita, especialmente, os bens de menor valor. O consumo, nesse caso, está baseado em recursos extras injetados na economia, como o Auxílio Brasil e liberação dos recursos do fundo de garantia (FGTS).
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 127 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.