Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Adriana Flosi assume secretaria municipal de Campinas

Notícias 21 de dezembro de 2020

A empresária Adriana Flosi aceitou o convite para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Governo Municipal, mas permanece na presidência da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) no período para o qual foi eleita (triênio 2019/2022), uma vez que o cargo é voluntário. Adriana sente-se honrada com o convite para participar do primeiro escalão da administração municipal de Campinas, no governo de Dário Saadi, considerando que a escolha de seu nome deve-se ao reconhecimento de seu trabalho frente a várias instituições nas quais têm atuado ao longo dos anos: presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL); vice-presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp); vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp); idealizadora do Conselho da Mulher Empreendedora da ACIC (CME); vice-coordenadora nacional do PSD Mulher (Partido Social Democrático); cooperada fundadora da Cooperativa de Economia de Crédito Mútuo dos Empresários de Campinas - Sicoob ACICoop (atual Sicoob Paulista) e membro do conselho de administração da Sicoob Paulista.

De todos os cargos que ocupa, a empresária desligou-se apenas, ao receber o convite da municipalidade, da vice-presidência da Jucesp, cargo nomeado pelo governador João Doria e que foi o primeiro cargo público ocupado por Adriana em sua trajetória. “Na administração municipal, a pasta é um espaço destinado ao PSD, e eu sou a indicação técnica para ocupá-lo”, diz. Entre os propósitos de Adriana como secretária de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura está tornar Campinas a mais amigável cidade para os negócios, conforme o ranking da Urban System. Hoje, o município ocupa o nono lugar.

Como parte de seus projetos estão a fomentação de startups e inovação e o estímulo ao lançamento de patentes nas empresas que buscam soluções tecnológicas ou inteligentes e atrair as instalações científicas relacionadas à tecnologia, à inovação e à pesquisa. “Precisamos atrair investimentos com gestões eficientes e sustentáveis para combater as desigualdades e garantir um modelo mais equânime de criação de oportunidade de emprego e renda para a população”, explica.

“Visamos, também, melhorar o índice de competitividade do município, que hoje, no ranking do Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com o Sebrae, está em oitavo lugar. Trabalharemos para buscar o primeiro lugar com intuito de atrair investimentos internacionais. E, quando falamos de desenvolvimento econômico, estamos falando também dos negócios na cadeia do turismo, do agronegócio, do varejo de vendas de produtos e serviços, além das empresas de base tecnológica”, complementa Adriana Flosi.

Currículo

Adriana Flosi é natural de Botucatu (interior de SP), casada, mãe de três filhos e reside em Campinas (também no interior paulista) desde 1980. É graduada em Artes Plásticas pela PUC-Campinas, pós-graduada em Planejamento e Gestão de Negócios pela Universidade São Francisco, e master em Design Thinking pela Inova Business School. Desde 2010, atua como empresária nos ramos de negócios educacionais e eventos corporativos. Já empreendeu também nos segmentos de comércio no ramo de pet-shop, distribuidora de produtos veterinários, clínica veterinária e óptica. 

Adriana iniciou sua trajetória na Associação Comercial e Industrial de Campinas, a ACIC, em 2001, como membro da diretoria adjunta para o triênio que se encerraria em 2004. Foi quando passou a integrar a diretoria executiva pelos três anos seguintes. Em 2007, assumiu a vice-presidência da ACIC, posto que ocupou até ser eleita presidente da Associação, por aclamação, em 2010. Até aquele momento, a ACIC, que então completava seus 90 anos de fundação, nunca havia sido presidida por uma mulher. Foram duas gestões consecutivas à frente da presidência da Associação, até 2016, quando, então, foi sucedida por Guilherme Campos, e tornou a ocupar a vice-presidência. Em fevereiro de 2019, Adriana, novamente foi eleita por aclamação e reassumiu a presidência da ACIC, cargo no qual permanecerá até 2022.

Em 2006, Adriana foi uma das cooperadas fundadoras da Cooperativa de Economia de Crédito Mútuo dos Empresários de Campinas - SICOOB ACICOOP (atual SICOOB Paulista). E, desde 2013, é membro do conselho de administração da cooperativa. No mesmo ano, assumiu a presidência de outra entidade representativa dos setores produtivos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas; posto no qual permanece até os dias atuais. Em 2011, foi vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP). E, desde 2015, Adriana é vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), representando a Região Administrativa 07 da Federação, formada por 37 cidades, cargo que ocupará até 2021.

Adriana Flosi também é a primeira mulher a assumir os dois mais altos cargos na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). Em janeiro de 2019, ao ser nomeada para a vice-presidência da autarquia estadual, Adriana ocupou interinamente, a presidência da instituição, por 60 dias. Anteriormente, entre 2010 e 2015, Adriana foi administradora do escritório regional da Jucesp, em Campinas, e vogal da autarquia, de maio de 2015 até 2019. Adriana representa a ACIC na Fundação Fórum Campinas Inovadora, é vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) – centro, e integra os conselhos da Serviços Técnicos Gerais (Setec), do Procon, o de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Campinas, o de Desenvolvimento Urbano (CMDU), e o Comitê Municipal para análise de discussão da educação profissional e empregabilidade em Campinas (Fumec), entre outros. Adriana é, também, vice-coordenadora nacional do PSD Mulher (Partido Social Democrático), desde a sua fundação, em 2013, e possui, ainda, experiência em trabalhos de reinserção social, com pessoas prestes a deixar a prisão. 

Cargos em entidades representativas:

2001 a 2004: Diretora adjunta da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC);

2004 a 2006: Vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL);

2004 a 2007: Diretora executiva da ACIC - Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC);

2006/Junho: Cooperada fundadora da Cooperativa de Economia de Crédito Mútuo dos Empresários de Campinas - Sicoob ACICOOP (atual Sicoob Paulista);

2006 até a presente data: Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campinas (CDL);

2007 a 2010: Vice-presidente da ACIC - Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC);

2010 a 2016: Presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC);

2010 a 2013: Diretora da Sociedade Amigos da Orquestra Sinfônica de Campinas (ASSINFOCAMP);

2010 a 2020: Participante do Congresso Americano NRF - National Retail Federation - maior evento mundial de varejo;

2011: Vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP);

2013/Julho até a presente data: Membro do Conselho de Administração da Cooperativa de Crédito Sicoob Paulista;

2010/Junho a 2015/Novembro: Administradora do Escritório Regional da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp)/Campinas;

2015/Maio a 2019: Vogal da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp);

2015/Março: Vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) Região Administrativa-07;

2016 a 2020: Vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) Região Administrativa-07;

2015/Julho: Idealização do Conselho da Mulher Empreendedora na Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC);

2016 a 2019: Vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC);

2019 a 2021: Presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC);

2016: Tesoureira da Associação Condôminos Moradores do Bairro do Gramado / Campinas;

2018: Presidente do Conselho Fiscal da Associação Atlética Ponte Preta (AAPP);

2018: Vice-presidente da Associação dos Condomínios do Bairro Gramado (ACMBG);

2018: Vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança - Conseg Centro;

2019: Participação no Web Summit Lisboa – maior evento mundial de Inovação;

2019: Presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

2019: Vice-presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

 Participação em órgãos do município de Campinas

Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Campinas  (COMSEA);

Conselho da Previdência Social (Gerência Executiva de Campinas);

Conselho Deliberativo dos Serviços Técnicos Gerais de Campinas (SETEC);

Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc);

Conselho Comunitário de Segurança - (Conseg do Centro de Campinas);

Conselho do Banco Municipal de Alimentos;

Conselho Gestor do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos Difusos (Procon) (FUNDIF);

Comitê Municipal para Análise de Discussão da Educação Profissional e Empregabilidade em Campinas (FUMEC);

Palestrante: “Desafio da Liderança Feminina”;

Palestrante: “Igualdade de Gênero”.

 Participação política:

2012: Candidata a vice-prefeita em Campinas;

2013 (Desde a fundação): Vice-coordenadora Nacional do PSD Mulher (Partido Social Democrático);

2014: Candidata a deputada estadual.

 Títulos e prêmios:

2011: Título Mulher Destaque da Associação Campineira de Letras e Artes;

2012/Fevereiro: Título de Cidadã Campineira;

2014: Prêmio Excelência Mulher CIESP.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE