Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Aicita cobra da Prefeitura prazos para soluções em prol dos empresários atingidos pelas enchentes

Notícias 17 de março de 2016

 

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) solicitou nesta quarta-feira (16/03) uma reunião com a Prefeitura de Itatiba para abordar a situação dos empresários atingidos pelas enchentes desde mês e foi prontamente atendida. Na tarde do mesmo dia, diretores da Aicita e interessados estiveram no Centro Administrativo Municipal Prefeito Ettore Consoline para o encontro com secretários municipais.

O presidente da Aicita, Helcio Monte Jr. (Juca), foi enfático ao cobrar do poder público prazos para as soluções. A situação atual é de comerciantes inseguros em reabrir seus estabelecimentos temendo novas inundações, arcando com prejuízos devido às enchentes e ainda com funcionários incertos da manutenção do emprego.

“Nossos associados nos procuraram hoje de manhã [quarta] e conseguimos esta reunião. Quando vocês podem responder os questionamentos de hoje para passarmos aos associados e munícipes envolvidos nessas perdas brutais? Queremos uma posição da Prefeitura sobre o que pode ser feito, o que será feito e o que não será feito para ninguém ficar com esperanças”, defendeu Juca. 

Próximas reuniões 

Após o debate, foi decidido que haverá nova reunião na segunda-feira (21/03), às 16h, no Salão de Cursos da Aicita, para que sejam formalizados alguns pedidos que serão requeridos formalmente, a fim de se obter respostas oficiais. “Sugerimos que cada setor envolvido faça uma reunião prévia e leve um representante para este encontro”, disse Juca.

Na terça (22/03), às 9h, esta comissão de representação da Aicita deve apresentar uma documentação em outro encontro na Prefeitura, a fim de que o poder público apresente sugestões de solução. 

Homologação 

A Prefeitura de Itatiba Declarou que aguarda ainda a homologação do estado de emergência pela Defesa Civil estadual. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Erik Carbonari, ressaltou que com esta homologação o município receberá os R$ 12 milhões para obras estruturais. “Colocamos exatamente uma estimativa real do que seria necessário. Estamos na expectativa do estado de emergência se concretizar, mas já estamos licitando a reconstrução das duas pontes da Avenida Genaro Palladino. Os envelopes deverão ser abertos no dia 15 de abril”. A resposta deve ser dada até amanhã, sexta-feira (18/03).

Sendo homologado o estado de emergência, uma das alternativas que o secretário apontou foi que o Estado, por meio do Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, crie uma linha de financiamento para a recuperação dos estabelecimentos. 

Isenção de mensalidade 

A Aicita também está estudando a isenção das mensalidades dos associados prejudicados pelas enchentes por seis meses. “Tínhamos recursos para terminar nossa sede e vamos adiar a obra, pois haverá diminuição de receita; mas é em benefício do nosso associado”, declarou o presidente. 

Audiência pública 

Também na segunda-feira, às 18h, a Aicita estará presente no Teatro Ralino Zambotto, onde se dará a audiência pública promovida pela Câmara que discutirá e apontará soluções para os danos causados pelas chuvas na cidade. O evento será transmitido ao vivo pelo www.camaraitatiba.sp.gov.br.

Tatiana Petti

Assessora de imprensa

Associação Industrial e Comercial de Itatiba - Aicita
(11) 4534-7894/ (11) 99456-8833
imprensa@aicita.com.br
www.aicita.com.br
www.facebook.com/aicitaitatiba

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE