Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Aicita reforça importância do Itatiba Eu Compro Aqui no Dia das Mães

Notícias 09 de maio de 2017

Exibindo Dia das Mães IECA Dionísio.JPG

As vitrines estampam dicas de presentes para as mães porque as vendas estão voltadas para a segunda melhor dada comemorativa para o comércio, atrás apenas do Natal. O Dia das Mães, a ser celebrado no próximo domingo, dia 14 de maio de 2017, está aí e a Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) reforça a importância de o itatibense prestigiar o comércio local para fortalecer a economia do município.

Esse é o principal objetivo da campanha permanente da entidade intitulada Itatiba Eu Compro Aqui. “Se você pretende presentear sua mãe, não deixe de prestigiar o comércio local. Ele gera empregos e oportunidades para os itatibenses. Assim, você estará ajudando a nossa Mãe Itatiba ser ainda melhor”, declarou Antônio Ferreira Dionísio Junior, diretor de Promoções & Eventos da Aicita. “Prestigie com a certeza de estar fomentando o nosso comércio e ajudando a gerar renda e oportunidades em casa”, incentivou Dionísio. O comércio deve oferecer horário especial estendido para as vendas do Dia das Mães, principalmente no sábado, véspera da comemoração.

Expectativa

“Apesar dos momentos difíceis pelos quais passa a economia de nosso País, não podemos, em momento algum, deixar de comemorar esta data. Mãe é mãe, ela nunca se esquece de nós, não podemos nesta data esquecer-nos delas”, reforçou Dionísio.

Segundo Alencar Burti, que preside a ACSP e a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), da qual a Aicita faz parte, as vendas deverão ficar no empate com o ano passado. “Há possibilidade de ligeira variação positiva ou negativa, a depender de fatores como temperatura, atratividade das promoções e utilização das contas inativas do FGTS. Queda ou alta na casa dos dois dígitos é pouquíssimo provável”, avaliou.

Para a entidade, roupas, calçados e acessórios da moda Outono-Inverno deverão ter peso importante na performance do comércio se a temperatura ficar baixa em parte do País. Outro fator que impulsiona o segmento é que se trata de produtos comprados geralmente à vista. “Os destaques dessa que é a segunda data mais forte para o comércio são presentes de menor valor, comprados à vista. O consumidor não tem sobra no orçamento para adquirir produtos parcelados”, prevê Burti.

Bom preço

Se em anos anteriores o desejo ou a necessidade/utilidade do presente eram os principais atributos observados pelos consumidores no momento de decidir pela escolha do presente para o Dia das Mães, em 2017 o fator preço desbancou as opções anteriores. A constatação é da Boa Vista SCPC, administradora parceira da Aicita, em pesquisa sobre o comportamento do consumidor realizada de 5 a 27 de abril, com 600 entrevistados, de todo o Brasil.

O atributo “preço, promoção ou desconto” registrou um crescimento de 17% (de 26% para 43%), em comparação a 2016, seguido da “necessidade/utilidade de quem irá ganhar o presente” e da “qualidade”. Em quarto lugar os entrevistados disseram que vão levar em consideração “desejo da pessoa que irá receber o presente” (12%).

Valor médio

Coincidentemente, o valor médio dos presentes de um ano para outro se mantém em R$ 197. No entanto, entre os que disseram que irão gastar na faixa de preço de até R$ 200, houve um aumento de 48% para 55% entre os que irão comprar itens com valores de até R$ 100.

A pesquisa da Boa Vista apontou ainda uma mudança no local da compra. 90% irão comprar em lojas físicas, e apenas 10% usarão a internet. E dos que irão comprar em lojas físicas, 41% buscarão as lojas de rua e bairro. A opção por lojas de shoppings apresentou uma queda (de 43% para 36%).

Realizada a compra do presente das mães, 77% dos consumidores irão comprar e pagar à vista. Destes, 39% utilizarão o cartão de débito, registrando crescimento de 8p.p em relação ao ano de 2016. Entretanto, o dinheiro ainda será o tipo de meio de pagamento mais utilizado, com 50% das menções.

Texto e foto: Tatiana Petti/Aicita

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE