Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Altas de tarifas e alimentos causam impacto alto ou moderado no bolso de 78% dos brasileiros, informa ACSP

Notícias 13 de abril de 2015

São Paulo, 13 de abril de 2015. Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revela que a inflação dos alimentos e o aumento de tarifas - como de energia e transporte - causam impacto muito alto para 46% dos consumidores brasileiros e impacto moderado para 32%; ou seja, 78% deles sentem as consequências no bolso. Já para 12% os aumentos de preços impactam pouco o orçamento e, para 6%, o impacto é nulo.

Ao responderem a uma pergunta de múltipla escolha sobre como enfrentar esses aumentos, 66% dos entrevistados apontaram que estão economizando energia, 45% disseram que estão mudando hábitos de consumo – como a troca de marcas mais caras por mais baratas -, 42% pararam de fazer compras e 31% reduzirão gastos com alimentação (compra de alimentos no supermercado).

Já 2% dos entrevistados mudaram o meio de transporte, 2% deixam de pagar parcelas, 2% sacam dinheiro da poupança e 2% estão fazendo empréstimo.

“A energia subiu cerca de 60% em um ano e os consumidores, de forma racional, enfrentam o problema pela raiz”, ressalta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

“O brasileiro está mudando hábitos e reduzindo compras, especialmente de bens duráveis e produtos no supermercado. Ele evita novas compras e compra menos, o que é um alerta para o varejo”, afirma Burti. Ele lembra que, com o ajuste macroeconômico, o setor varejista já vem sofrendo impactos.  

O levantamento foi encomendado pela ACSP ao Instituto Ipsos, que fez 1.200 entrevistadas com brasileiros de todas as regiões entre os dias 16 e 30 de março. A margem de erro é de três pontos.

Mais informações:
Ana Cecília Panizza
Assessoria de Imprensa
apanizza@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 120 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE