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Amigo-secreto: velha prática que movimenta comércio garcense no fim de ano

Notícias 18 de dezembro de 2019

São os amigos do serviço ou da escola. O grupo da igreja, a turma da família, os amigos da academia. O fato é que todos, rotineiramente no final de ano, realizam a ‘velha’ brincadeira do amigo-secreto, ou amigo-oculto.   Com preços acessíveis e embasados nas ‘lembrancinhas’ todos se veem às voltas com o comércio em busca dos presentes. Essa velha prática vem movimentando o comércio garcense no fim de ano.

“Na academia nós fizemos a brincadeira e são presentes até 10 reais. Às vezes a gente ultrapassa um pouco, mas sempre fica nessa média de preço. É bom porque todo mundo se presenteia e fazemos uma festinha”, falou a garcense D.R.S.O.

Assim como ela, dezenas de pessoas foram às ruas nos últimos dias fazer a compra do amigo-secreto. Uma prática que movimenta vários setores, inclusive os supermercados, haja vista que os bombons e os vinhos ficam em alta na cota dos consumidores.

“São ações que ajudam a alavancar as vendas. Estamos sempre colocando que o consumidor muitas vezes vem para o centro comercial para comprar apenas um objeto. A receptividade que lhe for dada, o que for oferecido e a forma como isso acontece, faz a diferença e ele pode comprar muito mais do que veio procurar. Isso é muito comum, por isso sempre alertamos nossos lojistas que o primeiro ponto é a atenção”, falou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Garça – Acig, João Francisco Galhardo.

De acordo com o gerente Fábio Dias, a brincadeira do amigo-secreto, de certa forma, substitui a tradição de comprar presentes para familiares, parentes, colegas de trabalho, amigos, professores, ao mesmo tempo em que mantém a alegria de presentear.

De acordo com uma pesquisa divulgada no dia 11 de dezembro pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), essa brincadeira deverá movimentar nada menos que R$ 7,5 bilhões na economia brasileira.

“É uma prática antiga, que acontecia principalmente nas escolas e no ambiente de trabalho, agora vem avançando. É bom porque todos acabam sendo presenteados de forma que não invade a economia de quem presenteia e ainda movimenta o comercio. Esses mimos estão nos mais diferentes segmentos e todos registram aumento de vendas”, falou Dias.

Galhardo salientou que o comércio garcense está preparado para atender o consumidor de Garça e região, nas mais diferentes ‘buscas’ pelo presente ideal.

“É fato que a economia de um modo geral, ainda está devagar, mas o nosso comércio vem se fortalecendo e podemos afirmar que Garça está preparada para atender o consumidor de Garça e região, nos mais diferentes presentes. Hoje temos uma diversidade grande, acompanhada de qualidade e preço, por isso podemos fazer tal afirmação. Podemos atender o consumidor que busca pela lembrancinha do amigo-secreto, até aquele que quer surpreender a pessoa a ser presenteada”, finalizou o presidente da Acig.

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