Em reconhecimento ao trabalho em prol do empreendedorismo feminino, a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Ana Claudia Badra Cotait, recebeu o Título de Cidadã Paulistana, em cerimônia realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, na noite desta terça-feira (27/08). O projeto, aprovado por unanimidade no legislativo paulistano, foi apresentado pela vereadora Dra. Sandra Tadeu.
Ana Claudia é descendente de libaneses e traz em sua história uma forte ligação com a comunicação e com a política, características que sempre estiveram presentes em sua família. Mas foi no universo do empreendedorismo, que encontrou a verdadeira vocação.
Ao lado do marido, Alfredo Cotait Neto, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Ana Claudia dedicou-se ao desenvolvimento do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas do Brasil.
CRESCIMENTO DO CMEC
Em 2019, ao assumir a presidência do CMEC, Ana Claudia transformou o Conselho em uma plataforma nacional de apoio e capacitação para mulheres empreendedoras.
Quando chegou ao CMEC, o Conselho contava com apenas 19 unidades em São Paulo. Hoje, são mais de 850, espalhados por todo o Brasil. Sob sua liderança, o CMEC ampliou o alcance, incluindo a cultura como um pilar essencial ao empreendedorismo feminino e lutando contra o machismo no associativismo. Ana Claudia tem sido uma defensora incansável das mulheres, incentivando-as a assumirem cargos de liderança e a continuarem seus estudos.
Durante a solenidade, ela expressou sua gratidão e visão para o futuro. "Receber este título é uma honra imensa, não somente por reconhecer este trabalho, mas, também, por simbolizar a força e a determinação de todas as mulheres que, assim como eu, lutam por um lugar de destaque na sociedade. O CMEC é a casa de todas as empreendedoras, e continuaremos a batalhar para que cada vez mais mulheres sejam protagonistas de suas próprias histórias”, afirmou.
“Passa um filme na cabeça. Meu avô foi político aqui em São Paulo, minha família paterna é daqui e eu nasci em Brasília. Hoje, voltar e receber esse título por causa de um trabalho impactante com as mulheres aqui na cidade de São Paulo me deixa muito feliz. É uma honra para mim, é um orgulho muito grande poder receber o Título de Cidadã Paulistana, porque eu sempre me considerei uma paulistana e agora eu sou de verdade”, comentou Ana Claudia.
LIDERANÇA
A vereadora Dra. Sandra Tadeu destacou a importância da atuação de Ana Claudia. "Ela é um exemplo de liderança feminina, que inspira e transforma. Sua trajetória à frente do CMEC é uma prova de que, com determinação e coragem, podemos quebrar barreiras e abrir portas para tantas outras mulheres”, disse.
“Minha mulher é de Brasília e teve uma vida toda lá. Quando se mudou para São Paulo, ela se adaptou, entendeu como a sociedade funciona e foi conquistando as pessoas, passando a ter uma presença marcante. Ela faz um trabalho muito grande com as mulheres empreendedoras, o que trouxe para uma identidade extremamente pertinente do ponto de vista de alguém que veio de fora e conseguiu agregar à cidade, esta metrópole que é São Paulo”, comentou Alfredo Cotait.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo Gilberto Kassab, secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais; Guilherme Afif Domingos, secretário de Projetos Estratégicos do Governo do Estado de São Paulo; Regina Nunes, primeira-dama da cidade de São Paulo; Marcela Arruda, secretária municipal de Gestão de São Paulo; e Roberto Mateus Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo.
Fonte: CMEC