Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Índice de consultas jurídicas iguala a 2012, diz Acim

Notícias 08 de janeiro de 2014

Gilberto Joaquim Zochio é o vice presidente da Acim, e faz o alerta sobre as consultas entre empresas

O vice presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Gilberto Joaquim Zochio, considerou interessante o índice do número de consultas de pessoas jurídicas, ou seja empresas consultando empresas, divulgado pelo Banco de Dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que aponta queda de 0,40% no número de consultas realizadas entre os anos de 2012 e 2013. “Praticamente zero”, disse Gilberto Joaquim Zochio ao apontar os números de 2012 que foram de 39.681 consultas de CNPJs, diante das 39.522 consultas de CNPJs realizadas no ano passado.

Para o vice presidente da Acim este é um bom sinal, o que demonstra que empresas estão sendo avaliadas antes da realização de um negócio. “O relacionamento entre empresas vem tendo comportamento semelhantes a de entre pessoas”, disse o dirigente da associação comercial. “Hoje numa negociação entre empresas, as pessoas estão buscando informações cadastrais sobre a empresa em negociação”, comentou. “Da mesma forma que é possível avaliar o CPF da pessoa, é possível avaliar o CNPJ da empresa”, comparou o vice presidente que considera esta informação importante no momento de uma negociação.

A compra e venda de produtos ou serviços é algo comum entre empresas. O diferencial, segundo Gilberto Joaquim Zochio, é buscar informação entre os envolvidos. “Dos 12 meses do ano de 2013, em seis houve queda no número de consultas”, apontou. “Nenhuma superior a 10% o que nos leva a crer que o hábito é crescente e contínuo”, disse ao mostrar que em outros seis meses do ano, houve crescimento no número de consultas entre empresas. “E com meses acima de 10% e chegando a 20% de crescimento”, disse animado ao observar que houve uma média nas consultas de 3,29% positivo ao mês. “Este é o melhor indicativo de que as empresas estão consultando mais o CNPJ das empresas em negociação”, ressaltou o vice-presidente da Acim.

O fato do empresário consultar o CNPJ de outra empresa mostra preocupação com a inadimplência e principalmente o desejo de segurança contra futuros golpes. “Da mesma forma que existem os espertinhos no comércio em geral, existem muitas empresas duvidosas e de fachada, também”, comentou o dirigente da associação comercial ao sugerir que toda e qualquer negociação entre empresas, ou entre pessoas, que seja consultado antes o CNPJ ou o CPF, para tomar uma decisão mais próxima do ideal. “A inadimplência não tem fim, é possível diminui-la ao máximo, mas acabar é impossível”, ensinou o experiente empresário ao afirmar que o SCPC da Acim é o mais completo banco de dados existente no País, quanto ao cadastro de pessoas e empresas. “Sem contar que somos nacionalizados, ou seja, atingimos todo o território nacional”, acrescentou o vice presidente da Acim.

Contatos com a Imprensa

Márcio Medeiros / Assessoria de Comunicação

Tel: (14) 3454.5072

E-mail: redacao@eficaz.jor.br


Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE