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Após aumento em novembro, confiança do consumidor cai 4 pontos e volta aos patamares do meio do ano

Notícias 27 de dezembro de 2013

Depois de apresentar aumento de 7 pontos em novembro, puxado pela proximidade das festas de fim de ano, a confiança do consumidor brasileiro caiu 4 pontos em dezembro e ficou em 143 pontos. A informação é do Índice Nacional de Confiança da Associação Comercial de São Paulo (INC ACSP/Ipsos). 

O índice varia entre 0 e 200 pontos, sendo que 200 representa o otimismo máximo. As mil entrevistas domiciliares para o INC de dezembro foram realizadas entre os dias 5 e 13 de dezembro em 70 cidades brasileiras, incluindo nove regiões metropolitanas. 

“Os dados de dezembro do INC sinalizam que o Natal foi morno e que a confiança do consumidor voltou aos patamares verificados a partir da metade do ano”, afirma Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Os meses a que se refere Amato são junho (138 pontos), julho (137), agosto (139), setembro (135) e outubro (142).  

Em dezembro de 2012, o INC foi de 161 pontos. A queda em relação aos meses anteriores é normal e reflete a sazonalidade do índice. 

Regiões

A confiança dos moradores do sul do país despencou em dezembro: ficou em 153 pontos contra 171 em novembro. 

No Nordeste, a confiança também diminuiu, marcando 127 pontos ante 137 no mês anterior. Também houve diminuição em relação ao mês de dezembro de 2012. 

Já a confiança dos moradores das outras regiões brasileiras ficou estável. No grupo de estados do Norte e Centro Oeste, o INC em dezembro foi de 156 ante 158 no mês anterior. No Sudeste, a confiança foi de 146 pontos (em novembro ficou em 143).

 Nas capitais, a confiança caiu 10 pontos: foi de 141 pontos e em novembro era de 131. 

Nas regiões metropolitanas avaliadas, a confiança do consumidor subiu dois pontos, marcando 137 pontos (em novembro eram 135 pontos). 

Por fim, nas cidades do interior brasileiro, o INC ficou estável, com 145 pontos em dezembro ante 147 em novembro. 

Classes sociais

A classe C continua a mais otimista, mas houve recuo de 9 pontos (143 pontos em dezembro contra 152 em novembro). Está quase sendo alcançada pela classe AB, que apresentou INC de 141 pontos (ante 138 no mês anterior). As classes D/E ficaram estáveis, passando de 131 para 130 pontos. 

Compras

Em dezembro, seguiu estável a intenção do consumidor de adquirir itens de maior valor, como carros e imóveis: 36% disseram que estavam à vontade para esse tipo de compra, ante 34% no mês anterior. As que estavam menos à vontade somaram 33% ante 35% em novembro.

O mesmo ocorre com a intenção de comprar fogão e geladeira: 45% mais à vontade em dezembro contra 46% em novembro; 23% menos à vontade ante 24%. 

Emprego

Os dados sobre segurança no emprego ficaram estáveis. Em dezembro, 44% das pessoas entrevistadas revelaram que estavam seguras no emprego (mesmo patamar de novembro). Os que se sentiam menos à vontade somaram 18%, ante 20%.  

Desde outubro de 2013, também não foi alterado consideravelmente o número médio de pessoas desempregadas conhecidas dos entrevistados: a média em dezembro foi de 3,2 pessoas ante 3,1 em novembro. 

 

Veja a tabela abaixo:

 

CONFIANÇA DO CONSUMIDOR

       
             

( % DOS ENTREVISTADOS )

       
     

dez/13

nov/13

dez/12

dez/11

       

,

   

SIT. FINANCEIRA ATUAL BOA

45

46

54

52

             

SIT FINANC. FUTURA MELHOR

51

52

53

58

             

SEGUROS NO EMPREGO

44

44

42

47

             

FAVORAVEL COMPR. ELETR.

45

46

48

50

_________________________

       

FONTE: IPSOS/ACSP

       

  

Situação financeira

De acordo com a tabela, as situações financeiras atual e futura dos entrevistados pelo Ipsos não alteraram em dezembro: 45% consideraram boa sua situação financeira atual, 51% responderam que vêem como melhor sua situação financeira futura, 44% se sentiam seguros no emprego e 45% estavam favoráveis à compra de eletrodomésticos.      

O Instituto Ipsos utiliza uma amostra probabilística com cota representativa do eleitorado a respeito de sexo, idade, educação, PEA (População Economicamente Ativa) e região. A margem de erro do INC é de três pontos percentuais. 

Acesse a íntegra do INC/Ipsos de dezembro de 2013:

http://portal.acsp.com.br/pesquisa_inc/INC_dezembro_2013.pdf

 

Mais informações:

Ana Cecília Panizza

Assessoria de Imprensa ACSP/Facesp

apanizza@acsp.com.br

(11) 3180-3220

www.acsp.com.br

 

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 119 anos de História, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

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