Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Apostar nas mídias sociais é a melhor saída para minimizar os danos da crise

Notícias 13 de abril de 2020

Se reinventar. Esta é a palavra do momento para muitos empreendedores que possuem comércio considerado não essencial nesta quarentena e que, por enquanto, não podem abrir suas lojas. 

A crise gerada pela pandemia da Covid-19 impactou diversos segmentos. Com o isolamento social, é preciso usar as ferramentas digitais para chegar até o consumidor. 

Segundo Rodrigo Figueiredo, da Agência Verbo Comunicação, parceira da Associação Comercial de Sorocaba, as empresas que ainda não olharam para os canais digitais enfrentarão mais dificuldades. “Existem oportunidades de ampliação de negócios nestes canais, inclusive após o período de quarentena. Não podemos mais pensar em transformação digital. Agora, de fato, é partir para a ação”, orienta. 

De acordo com o estudo da Kantar, houve um aumento de 70% na navegação web e 63% no engajamento dos usuários nas redes sociais. Para Figueiredo, é um formato de mídia e conteúdo que permite ouvir o cliente, entender o que ele está pensando e esperando das empresas neste período. 

“É hora de aproveitar a oportunidade para repensar nos negócios. Praticamente todos os segmentos foram abalados e é preciso que façamos a nossa parte, para não sermos ainda mais prejudicados”, ressalta Rodrigo. 

Seja uma divulgação por e-commerce, e-mail, Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, entre outros meios, o especialista dá algumas dicas para se diferenciar: 

- Ser verdadeiro

Não tentar criar uma imagem ou mensagem que a sua entrega não tenha condições de sustentar. 

- Pratique o Social Listening

Ouça, pesquise e entenda o que o cliente está falando, postando, compartilhando e pense em que tipo de conteúdo, alinhado a sua empresa, faz sentido para ele agora. Desenvolva um plano para este material e coloque em prática. 

- Digital é muito além de rede social

É repensar o modelo de negócio e analisar quais canais digitais fazem sentido para a empresa. 

- Faça parcerias

Já pensou em quais aplicativos já disponíveis no mercado podem ser seus parceiros? Alguns hábitos vieram pra ficar e o consumo de produtos e serviços sem sair de casa, a chamada home economy, é um deles. Como o seu negócio pode estar dentro das casas das pessoas, considerando que eles estão redescobrindo o valor de ficar em casa? 

- Vida pessoal x profissional nas redes sociais

Como donos de empresas, independente do tamanho e do mercado, há um papel social que precisa ser cumprido. A recomendação é não expor convicções políticas nas redes sociais da empresa. Isso pode gerar um debate desnecessário, além de um desgaste, às vezes irreversível, para a marca que representa. 

Auxílio aos empreendedores 

A Associação Comercial de Sorocaba oferece consultoria de marketing digital online gratuita aos empreendedores. Os associados interessados podem entrar em contato pelo e-mail comunica@acso.com.br ou pelo WhatsApp (15) 98146-7182. 

Sobre a Associação

A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio local, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento da cidade. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.

 

Informações para a imprensa:

Larissa Costa – Assessora de Imprensa

(15) 98146-7182 (WhatsApp)

comunica@acso.com.br

 

Facebook: /acsorocaba

Facebook Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura: /cmecsorocaba

Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL

Instagram: @acsorocaba

Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba

Twitter: @acsorocaba

www.acso.com.br

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE