Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Área Azul voltará a funcionar em dezembro no centro de Garça

Notícias 22 de novembro de 2021

Se durante o funcionamento dos serviços de Zona Azul, haviam críticas com relação as cobranças e multas, o fim dos serviços trouxe mais transtornos, principalmente para o munícipe comum. Estacionar, ou encontrar uma vaga no centro comercial, tornou-se uma loteria. As queixas, certamente, aumentaram, e muitos garcenses deixaram de ir ao centro comercial, pela dificuldade em encontrar vagas para estacionar. Mais esta situação está com data para terminar. 

 O serviço de estacionamento rotativo que foi paralisado no município logo no início da pandemia da Covid-19, volta a funcionar, em fase experimental, sem custos, no dia 10 de dezembro em fase experimental, sem custos. 

Os garcenses já podem observar várias placas da Área Azul, serviço também conhecido como Zona Azul, no centro comercial da cidade.

Do dia 10 de dezembro até o dia 14 de janeiro, será um período de adaptação, onde os motoristas terão que se adequar com a nova modalidade, via aplicativo ou nas lojas que farão a venda eletronicamente do serviço. Porém neste primeiro momento de forma gratuita. A partir do dia 15 de janeiro o serviço será cobrado e poderá ser pago no aplicativo ou nos pontos de venda. Por enquanto, serão instaladas 115 placas na cidade e a Área Azul será na mesma área da antiga, porém para o próximo ano provavelmente a área será atualizada, ampliando para mais algumas quadras nos arredores. O aplicativo para smartphone já está disponível para download. Os munícipes que tiverem interesse em baixar, basta procurar por "Área Azul Garça" ou apontar a câmera de seu celular para o QR Code que está nas placas instaladas. 

“É muito importante a volta da área azul. A rotatividade aumenta o fluxo de pessoas, oferece mais condições para que os clientes de Garça e da região que prestigiam o nosso comércio”, disse o superintendente da Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG -, Fábio Dias.

De acordo com o divulgado pela assessoria da Administração, haverá duas formas de comprar as cartelas, sendo uma digital, pelo aplicativo, e a outra será nas lojas que se interessarem em oferecer o serviço. A venda terá uma remuneração aos empresários que se dispuserem a vendar os horários da área azul. O valor do estacionamento será de R$ 1,00 a hora nas duas primeiras horas de estacionamento. A pessoa poderá comprar uma hora a um real ou duas horas a dois reais. A partir da terceira hora o valor sobe para R$ 2,00 a cada hora. Isto foi pensado para privilegiar o estacionamento rotativo, onde as pessoas se dirigem até o centro comercial, realizam suas compras e voltam para casa ou para seu trabalho.
Segundo o diretor de Trânsito da Prefeitura, Gilberto Barbosa, agora que as placas já estão instaladas, com o QR Code, será feita a sinalização no solo, com pintura, em toda a área onde o estacionamento rotativo será implantado e será demarcado no solo as vagas.

“Outras placas de informação serão fixadas em vários locais do centro, além da identificação das lojas onde os motoristas poderão comprar os horários para utilizarem regularmente”, disse o diretor.
Com relação as motocicletas, Barbosa colocou que os motociclistas não poderão estacionar mais fora dos bolsões. As motos não poderão mais parar nos locais onde as vagas para os carros estiverem demarcadas. 

“Durante o período de testes nossa equipe vai instruir os motociclistas sobre este assunto e, quando a cobrança estiver implantada em janeiro de 2.022, se uma moto estiver estacionada no local reservado para os carros, o seu condutor poderá ser autuado”, disse ele.
E equipe do Departamento de Trânsito da Prefeitura estará responsável por fiscalizar a área azul. A arrecadação será usada para as despesas com o software que será utilizado e para ações de melhoria que se mostrem necessárias após o início do serviço.


Treinamento
Nos dias 25 e 26 de novembro será realizado um treinamento com a equipe que estará responsável pela nova zona azul digital em Garça. Na sequência as pessoas que forem contratadas para serem os monitores que estarão na rua também serão treinadas e habilitadas para oferecer todo o esclarecimento necessário aos motoristas que forem estacionar na região central.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE