Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associações Comerciais pedem prorrogação do envio da Escrituração Contábil Fiscal

Notícias 16 de setembro de 2015

Nova obrigação contábil causa dificuldades às pequenas empresas; Associação Comercial de SP e Facesp pedem prorrogação do prazo para o envio das informações

São Paulo, 16 de setembro de 2015. A Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp) e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) enviaram, no último dia 10, um pedido à Receita Federal para que seja prorrogado o prazo para a entrega da Escrituração Contábil Fiscal, previsto para 30 de setembro.

As entidades relatam que empresas de todo o Estado estão enfrentando problemas em relação à obrigação de envio da ECF. “As inconsistências apresentadas pelo programa em sucessivas versões e a complexidade das exigências dificultam o preenchimento da ECF, expondo as empresas a riscos de multas em casos de informações inexatas ou incompletas, que variam em função do regime fiscal e da natureza da falha”, alega Alencar Burti, presidente da Facesp e a ACSP, no ofício encaminhado ao secretário da Receita, Jorge Rachid.

A ECF é uma obrigação contábil que todas as empresas devem enviar ao Fisco para o devido cálculo da contribuição tributária. Trata-se de uma declaração recente, que foi implementada no ano passado e entrou em vigor neste ano. Por conta disso, a obrigação tem gerado diversas dúvidas nos contribuintes.

“As entidades permitem-se ponderar que a informatização das relações Fisco/contribuintes adotada nos últimos anos vem se estendendo aos três níveis de governo, o que acarreta sérias dificuldades para as empresas, especialmente as de menor porte, que não dispõem de estrutura técnica e recursos humanos suficientes para atender às sucessivas exigências dos diversos órgãos governamentais”, explicam a Facesp e a ACSP no documento.

Para Alencar Burti, toda exigência nova precisa ter um tempo para maturação.  “Portanto, contamos com a Receita para que seja concedido um prazo maior para que as empresas possam se adaptar”, diz.

 

 

Mais informações:

Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3225 / (11) 97497-0287

  

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 120 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região. 

 

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 51 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE