Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associação Comercial de SP comemora Movimento de 32 com evento no Obelisco do Ibirapuera na próxima 5ª-feira (16/07)

Notícias 08 de julho de 2015

Dia 16/7, ACSP homenageia os heróis da Revolução de 1932 com entrega do Colar Carlos de Souza Nazareth a Fernando Capez, presidente da Alesp, a Mario Fonseca Ventura, coronel da PM e presidente da Sociedade de Veteranos de 32/MMDC, e ao município de Buri, “cidade mártir de 32”

São Paulo, 8 de julho de 2015. Para comemorar o 83º aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932, a Associação Comercial de São Paulo vai homenagear, dia 16/7, os heróis da Revolução. Para isso, entregará o tradicional Colar Carlos de Souza Nazareth a Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, e a Mario Fonseca Ventura, coronel da PM e presidente da Sociedade de Veteranos de 32 – MMDC. Também será homenageado o município de Buri - “cidade mártir de 32” - por ter ajudado as tropas paulistas durante o conflito.

O evento da ACSP será realizado no Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista/Obelisco do Ibirapuera, na capital paulista, a partir das 10h30. O Coral da Polícia Militar vai se apresentar no encerramento.

A entrega do colar é feita pela ACSP desde 2002, quando foi criado o Conselho Cívico e Cultural da Associação, para homenagear pessoas físicas e jurídicas que contribuem para o progresso do Estado.

“Eventos como este do dia 16/7 mantêm viva a memória dos que lutaram em defesa da liberdade e da legalidade. A partir do exemplo das classes que se mobilizaram em 32 – como a dos jovens - transmitimos à juventude de hoje e à população a necessidade de cultuar os valores éticos e morais no momento atual, em que a sociedade parece anestesiada pela perda de referenciais como patriotismo, família, responsabilidade, civismo”, analisa Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo). “Esses exemplos nos levam a pensar: o que seria o Nove de Julho hoje? Ou seja, pelo que devemos lutar neste momento grave que o Brasil atravessa?”, finaliza Burti.

ACSP na Revolução

Em 1932, a Associação Comercial de São Paulo, então sob a presidência de Carlos de Souza Nazareth, participou, com as demais lideranças paulistas, das tentativas de diálogo com o governo, reivindicando respeito a SP e a sua autonomia do Estado – o que vinha sendo negado pelo presidente Getúlio Vargas, que revogou a Constituição e centralizou a administração política e econômica do país. 

Quando ficou evidente que não havia possibilidade de acordo com Getúlio, a ACSP, em consonância com o sentimento geral da população paulista, engajou-se na campanha pela defesa da Constituinte imediata, que culminou na deflagração da Revolução, quando a entidade assumiu diversas funções de suporte ao movimento: cuidou das finanças, da intendência e do abastecimento; colaborou para o alistamento; ajudou na captação e distribuição de donativos. A entidade coordenou a campanha "Ouro para o bem de São Paulo", cujos recursos remanescentes foram doados à Santa Casa de Misericórdia, para a construção de um novo pavilhão. 

Vencido no campo militar, devido à grande superioridade de recursos do governo federal, o Estado de SP foi vitorioso no plano moral por lutar por São Paulo e pelo Brasil. Por ter assumido toda a responsabilidade pela participação das classes empresariais e dos empresários paulistas na Revolução, o então presidente da ACSP Carlos de Souza Nazareth foi preso e exilado. Mas viu seus ideais vencerem, já que, em 1934, foi convocada a Constituinte, pela qual ele tanto lutara.

 

Agenda
Cerimônia de entrega do Colar Carlos de Souza Nazareth, da Associação Comercial de São Paulo
Data: 16 de julho, quinta-feira
Horário: 10h30
Local: Monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 - Obelisco do Ibirapuera. Praça Ibrahim Nobre, s/n – São Paulo/SP

 

Mais informações:
Danielle Pessanha
Assessoria de Imprensa
dpessanha@acsp.com.br
(11) 3180-3387 / 99196-4972 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 120 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE