Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associação Comercial traz Miguel Reale Jr. para debater corrupção em empresas privadas

Notícias 22 de setembro de 2015
Tema ganhou força após investigações da Operação Lava Jato da Polícia Federal

A Associação Comercial de Campinas realiza terça-feira, 22,  um encontro para discutir o papel do compliance na prevenção a desvios  de conduta em empresas privadas, que possam resultar em casos de corrupção e comprometer a reputação e o desempenho das organizações. O evento, que ocorre gratuitamente no teatro Amil , tem como destaque a palestra do jurista e ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior.
 
Compliance é um conjunto de medidas ao qual as companhias recorrem para que seus administradores e funcionários cumpram normas legais, regulamentos, controles internos e códigos de ética, nas atividades negociais, com a finalidade de evitar ou corrigir irregularidades ou desvios que possam culminar em casos de corrupção, como os que foram revelados recentemente nas operação Lava Jato da Polícia Federal.
 
A Lei Anticorrupção e as recentes operações da Polícia Federal compõem o cenário em que o jurista Miguel Reale Júnior, os advogados Agostinho Tavolaro, Arthur Pinto de Lemos Netto, Haroldo Cardella, o juiz titular da vara do júri de Campinas, José Henrique Torres e o sócio da Deloitte em Campinas, Edgar Jabbour, debatem os efeitos de desvio de conduta corporativa sobre a gestão de empresas.
 
Para a presidente da Associação, Adriana Flosi, o evento é uma grande oportunidade para as empresas perceberem que a corrupção, apesar de gerar lucro imediato, compromete o futuro do negócio. "Sabemos que o comportamento inadequado de algum funcionário pode comprometer toda a empresa, sua reputação e desempenho  no mercado. Por isso sentimos a necessidade de disseminar o compliance como forma de colaborar para que as empresas saibam como criar normas de conduta que mantenham toda a corporação dentro de um eixo ético. Recorremos a profissionais de destaque no mundo jurídico e empresarial para que esse evento seja uma contribuição profunda sobre o tema”, avalia.
 
Guia Federal
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) apresentou no mês passado uma versão preliminar do Guia para Programa de Compliance. O documento está disponível no site da autarquia para que o público envie sugestões sobre o seu conteúdo. O Cade realizará encontros para debater o tema com advogados, representantes de empresas e acadêmicos para, posteriormente, receber contribuições individuais da sociedade que podem ser encaminhadas para o e-mail  guiadecompliance@cade.gov.br até 18 de outubro.
 
O objetivo é estabelecer diretrizes para as empresas a respeito desse tipo de programa na esfera concorrencial, abordando sobre o que ele consiste, de que modo pode ser implementado e quais as vantagens em sua adoção. Trata-se de um guia de sugestões, que podem ser acatadas ou não conforme a realidade de cada companhia. A avaliação pelo Cade a respeito da adoção dessas regras ocorrerá nos casos concretos.

SERVIÇO
Compliance e Corrupção Privada

Quando: 22 de setembro, 8h30 às 10h45

Local: Teatro Amil - Dom Pedro Shopping

Inscrição obrigatória e gratuita: atendimento@acic.bz / (19) 2104-9200
Em anexo segue programação completa.
 

 

Atenciosamente,
 

 

Assessoria de Imprensa ACIC
imprensa@acic.bz
www.acic.bz
T.: (19) 2104.9222
 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE