Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Pesquisa da Associação Comercial de SP mostra recorde de consumidores que vão guardar 2ª parcela do 13º salário

Notícias 13 de dezembro de 2013

Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e do Instituto Ipsos revela que 32,6% dos consumidores brasileiros vão guardar a segunda parcela do 13º salário. É a maior porcentagem desde 2009, quando o levantamento começou a ser feito – e supera pela primeira vez a intenção de comprar presentes.  

Para Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), o dado surpreende. “Chama a atenção o grande salto da intenção de poupar, o que sugere um consumidor cauteloso e precavido”, observa Amato. Para ele, um dos motivos que levam o brasileiro a guardar o dinheiro é pagar, em 2014, tributos como IPTU e IPVA. O outro é a incerteza em relação à economia.   

No ano passado, 22,7% dos entrevistados disseram que usariam a segunda parcela do 13º salário para poupar. Nos anos anteriores, as parcelas foram 18% (2011), 22,4% (2010) e 22,5% (2009).

O levantamento traz uma boa notícia para o comércio: mais consumidores vão usar o benefício para comprar presentes (30,4%), ante 27,3% no ano passado. “Esse item não teve destaque na pesquisa sobre a primeira parcela. É um dado positivo para o varejo”, avalia Rogério Amato.

O levantamento foi feito entre os dias 19 de novembro 1º de dezembro com mil pessoas em 70 cidades.  

Consumidor menos endividado

O pagamento de dívidas foi a destinação citada por 21,7%, contra 27,3% em 2012. Essa queda revela que o consumidor está menos endividado, em razão principalmente das grandes campanhas de renegociação de dívida, realizadas inclusive pela internet, de forma facilitada – sem a necessidade, assim, de se utilizar o 13º salário para esse objetivo.

Os indecisos somaram 15,2%, acima de 2012, quando 11,4% dos entrevistaram responderam que não sabiam o que iam fazer com o dinheiro. É uma oportunidade para as lojas investirem em propaganda, marketing e novidades tecnológicas para tentar atrair esses indecisos.

Sem viagem neste fim de ano

Em relação aos anos anteriores, em 2013 caiu para 4,3% a intenção dos brasileiros de viajar no final do ano usando a segunda parcela do 13º salário. Nos anos anteriores, as porcentagens foram 9,1% (2012), 10% (2011), 8,2% (2010), 5% (2009, com impacto da crise financeira internacional).  

Os motivos são a alta do dólar, que encarece pacotes turísticos e passagens aéreas, e a precariedade da infraestrutura nos setores aéreo e rodoviário, que afetam a mobilidade dos passageiros. Assim, muita gente tem evitado viajar nesta época do ano.

Primeira parcela

Dia 8/11, a ACSP e o Instituto Ipsos divulgaram a intenção dos consumidores em relação ao uso da primeira parcela do 13º salário. O resultado foi: pagar dívidas, 24,5%; comprar presentes, 18,4%; poupar, 20,4%; não sabe, 20,4%; viajar, 6,1%; reforma da casa, 4,1%.  

Segundo o Dieese, neste ano 82,3 milhões de brasileiros receberão 13º salário (cerca de dois milhões a mais que 2012). O valor médio do benefício será de R$ 1.740 por trabalhador, o que vai injetar R$ 143 bilhões na economia, ou 9,8% a mais do que em 2012. O prazo para pagamento da segunda parcela é 20/12.

 

Veja a tabela:

Mais informações:

Ana Cecília Panizza

Assessoria de Imprensa da ACSP

apanizza@acsp.com.br

(11) 3180-3220

 

 

Sobre a ACSP:

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 119 anos de História, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.


Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE