Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associação Comercial convoca assembleia para prestar contas

Notícias 11 de março de 2024

A diretoria da Associação Comercial e de Inovação de Marília está convocando para o dia 22 de março, sexta-feira, a partir das 8h30, a assembleia geral ordinária para que os associados da entidade tomem conhecimento do relatório da diretoria, demonstrativos contábeis e do parecer do Conselho Fiscal, referente ao ano de 2023. “Antes, porém, o Conselho Fiscal vai se reunir para as discussões de cada item do relatório”, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge, atual presidente da diretoria executiva da entidade. “E depois de analisar os relatórios, fará um parecer sobre os documentos”, acrescentou o dirigente ao lembrar de que toda esta movimentação está normatizada conforme o artigo 42 do Estatuto Social. “Anualmente é feito desta forma, para que seja possível em tempo hábil, separar e classificar cada comprovante”, falou.

 

Esta convocação, segundo o superintendente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, José Augusto Gomes, é necessária para que todos os associados da entidade tenham acesso ao parecer do Conselho Fiscal. “Caso alguém tenha alguma dúvida e que necessite de esclarecimento o pessoal do conselho e do departamento jurídico estarão à disposição no dia da assembleia”, disse o dirigente mariliense que acredita na presença de um bom número de associados. “O momento para se debater as questões financeiras é agora”, lembrou ao ressaltar que de acordo com o Artigo 62 do Estatuto Social, não é permitido aos associados fazerem-se representar por procurador para tomarem parte em matéria de ordem associativa, pois, os direitos dos associados são intransferíveis, salvo por procuração pública ou contratual.

 

Por ter assumido a diretoria da associação comercial no último mês de fevereiro, as contas a serem analisadas pelos conselheiros e posteriormente entre os associados, é relativa ao último ano da gestão passada, com a presidência de Adriano Luiz Martins. “O movimento é de janeiro à dezembro”, disse José Augusto Gomes, superintendente da associação comercial. “Nosso modelo de gestão é compartilhado, e desta forma fica mais fácil e claro promover a movimentação financeira”, disse ao lembrar de todo o processo que exige as presenças do presidente e do primeiro tesoureiro em cada documento, após a verificação da superintendente e da tesouraria. “O problema é o volume de documentos”, disse ao garantir dificuldades mais burocráticas do que práticas. “Cada documento passa, no mínimo, por quatro pessoas”, falou ao mostrar parte do modelo de gestão adotado.

 

O atual Conselho Fiscal da Associação Comercial e de Inovação de Marília é formado por: Cesar Elias Jorge José, José Luis Leite e Marli Aparecida Espadoto Costa, como titulares; tendo ainda, Alessandra da Silva Defensor Xavier, Cesar Augusto Bettini e Eduardo Souza Martins como suplentes. “Quanto mais pessoas participarem do processo de análise, é melhor”, disse José Augusto Gomes ao lembrar que normalmente os seis são convocados e participam da reunião. “Não temos nada a esconder e todos que querem ajudar são sempre bem-vindos”, reforçou Carlos Francisco Bitencourt Jorge, que não participa por questões técnicas. “Minha participação, ou a do presidente da diretoria, é desnecessária por ser uma questão meramente burocrática e regimental”, falou ao agradecer aos conselheiros pela dedicação e participação.

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE