Uma linha do tempo que conta toda a trajetória da Associação Comercial de Santos. O livro dos 150 anos da ACS, que será lançado em um coquetel na próxima quinta-feira (16 dezembro), às 19 horas, é um presente que retrata como a história e o desenvolvimento da Cidade não seriam os mesmos sem a existência da entidade.
Com 170 páginas muito bem ilustradas pelo historiador e jornalista Sérgio Willians, o livro, nas versões inglês e português, será entregue gratuitamente a convidados, associados e autoridades da região e do Estado.
A entidade sesquicentenária, que é a mais antiga do gênero no Estado de São Paulo e a quinta do Brasil, sempre foi sinônimo de respeito e credibilidade. Quem ler a obra, vai ver que sua história tem uma forte ligação ao Porto de Santos e ao mercado cafeeiro.
A economia cafeeira no País foi um dos grandes estímulos para o desenvolvimento de Santos e um dos motivos para o nascimento da Associação Comercial de Santos (ACS), em 1870.
Coincidência ou não, o fato é que após a fundação da entidade, muitas conquistas importantes ocorreram em Santos. Antes da ACS, não havia serviços de esgoto, coleta de lixo, iluminação pública, água para consumo domiciliar e nem ruas pavimentadas – ou pelo menos capazes de prover o escoamento de águas pluviais. Na época, não existiam bancos, transporte coletivo e muito menos um cais organizado.
Foi o empenho de empresários do século passado que fez com que a classe se unisse cada vez mais e fosse reconhecida em âmbito municipal, estadual e federal. Tanto que a estreia do Livro de Ouro, que contém assinaturas de visitantes ilustres desde 1875, foi feita pelo Imperador Dom Pedro II.
Há alguns anos, a ACS ampliou seu campo de ação e atua em outros setores da economia local que geram empregos, rendas e oportunidades. Assim, a Associação Comercial de Santos, com toda a força de sua tradição opera em nichos como o da construção civil, da educação, do comércio varejista, da saúde, do petróleo e gás, dos transportes, das instituições bancárias, do turismo e de toda a cadeia de exportação, não só de café, mas de açúcar, soja e quaisquer outros produtos de relevância que por aqui passam.
Pela casa, já passaram 39 presidentes, que é um dos cargos mais importantes da Cidade, tão importante quanto aos cargos de prefeito e de provedor da Santa Casa – instituição mais antiga que o próprio Município.
"A história da Associação Comercial de Santos caminha em paralelo com a história da Cidade. Isso traz uma responsabilidade muito grande. E, pelas gestões que tivemos, a ACS está muito bem estruturada. Temos representatividade e recursos financeiros. A Associação está pronta para fazer os investimentos e realizar o trabalho junto à sociedade. É um diamante que está pronto para ser explorado”, diz o presidente Mauro Sammarco.
O livro era para ser entregue no dia 22 de dezembro do ano passado, mas em razão da pandemia e seguindo os protocolos de segurança, as comemorações dos 150 anos foram adiadas. O livro tem patrocínio da Dínamo Inter Agrícola, Eisa, Grupo Tribuna, Sucafina e Unimed Santos.
Serviço
Evento: Coquetel de Lançamento do Livro '150 anos da ACS'
Data: 16 de dezembro de 2021
Horário: 19 horas
Local: Auditório da ACS (Rua XV de Novembro, 137, Santos/SP)