Desde terça-feira (26), a Associação Comercial de Santos (ACS) passou a contar com uma nova Câmara Setorial, dedicada a Fornecedores e Serviços a Navios.
De acordo com o coordenador da Câmara, Gustavo Pierotti, são muitos os desafios que a categoria vem enfrentando no Porto de Santos. “A ideia é trabalhar em parceria com a Associação Brasileira de Fornecimento e Serviços a Navios (ABFN), presidida pelo Flávio Pierotti, para que as empresas do setor sejam mais reconhecidas e ouvidas pelas autoridades Intervenientes.”
A nova tarifa da Santos Port Authority (SPA) e as restrições de acessos terrestres a diversos terminais foram alguns dos obstáculos apontados pelo coordenador. “Há a necessidade de adequação da taxa portuária cobrada para nossos embarques que, em razão do baixo valor agregado de muitos produtos que vendemos, se torna asfixiante para nossa categoria.
Vendemos produtos de baixo valor, como água e hortifrutigranjeiros, e os valores cobrado pela SPA deveriam espelhar essa realidade".
A categoria se ressente ainda da falta de padronização das regras de acesso a diversos terminais. Pierotti alega que muitas vezes as exigências mudam repentinamente, sem que se tenha tempo para readequações. Alterações não são informadas com a antecedência necessária e, muitas vezes, o embarque de nossos produtos para o abastecimento a navios sofre o risco de ser inviabilizado”.
A aliança das empresas de fornecimentos e serviços a navios, por meio da Associação Comercial de Santos, representa um peso maior e com certeza trarão frutos que irão beneficiar a todos.
Eleição da Câmara
O encontro, que aconteceu na tarde desta terça-feira na ACS, definiu os coordenadores e a secretaria de Câmara.
O presidente da ACS, Mauro Sammarco, fez questão de participar, ainda que remotamente, do início da reunião, dando as às boas-vindas aos integrantes da Câmara. Sammarco manifestou sua satisfação com a movimentação do setor e parabenizou Gustavo Pierotti pela iniciava. "Isso vai ao encontro das práticas da ACS, de apoiar as empresas e tornar o trabalho o mais eficiente e produtivo possível".
Em eleição, ficou definido como coordenador, Gustavo Pierotti, da G Pierotti, como vice Nilton Herrera Savaris Filho, da Trapel Comercio de Pano de Limpeza Ltda, cabendo a Celio V. Emerenciano, da Sea Star Fornecedor de Navios Ltda, atuar na secretaria da Câmara.
Também participaram da reunião Gilmar Antonio Bissoli (Fornecedora de Navios Paulo Fernandes Ltda) , Fernanda Pierotti (Master Marine), Fábio Rodrigues (RSF Serviços e Fornecimentos de Navios) e o gerente-executivo da ACS, Eduardo Lopes.