FACESP - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo novas ideias
construindo caminhos
FACEP

Encontre sua AC

ACESSO PDO

Associação Comercial de Santos sedia reunião para debater o futuro do Porto

Notícias 11 de fevereiro de 2019

A Associação Comercial de Santos (ACS) recebeu, na tarde desta sexta-feira (08), uma reunião entre lideranças políticas e sindicalistas para debater o futuro do Porto de Santos.  A iniciativa do encontro foi do deputado federal Júnior Bozzella (PSL). 

Estiveram presentes o presidente da ACS Roberto Clemente Santini, o vice-presidente Vicente de Paulo Vieira do Valle, o diretor-executivo Marcio Calves, a deputada federal Rosana Valle,  o deputado estadual Paulo Correa Junior, o vice-prefeito de Santos, Sandoval Soares, e o presidente da Câmara de Vereadores de Santos Rui de Rossis, entre outras autoridades políticas e sindicais. 

O presidente da Associação Comercial de Santos Roberto Clemente Santini abriu o encontro falando sobre a importância da iniciativa e enfatizou que a ACS estará sempre aberta a receber este tipo de debate. "Quero parabenizar os parlamentares. Não temos nem um mês de mandato e já temos essa frente parlamentar levantando questões importantes ". 

Já o vice-presidente da ACS, Vicente do Valle, chamou a atenção para a questão das cargas, que  é um assunto essencial no Porto de Santos. "Como podemos movimentar a carga da forma mais eficiente possível? Pouco se fala sobre isso". Outro problema relatado pelo vice-presidente foi  a distribuição da arrecadação dos tributos. "Precisamos repensar na verba que não fica na região. Nós não ficamos com uma fatia do ICMS arrecadado sobre a importação.  A lei precisa ser revista” 

A pauta do encontro foi levantar problemas e soluções para levar à audiência que será realizada com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes,  no próximo dia 13, em Brasília.  Para isso, o deputado  Junior Bozella convidou a deputada Rosana Valle a assinar e fazer parte da frente parlamentar para conseguir voz ativa em Brasília.   "A ideia do encontro foi formalizar um grupo de trabalho para unificar as pautas comuns a trabalhadores e empresários e levar para o ministro". 

Durante o encontro,  vários sindicalistas e autoridades portuárias pontuaram questões que deverão ser discutidas e levadas à Frente Parlamentar em Brasília.

Fabiana Stelina <fabiana.stelina@acs.org.br>

Parceiros CACB SCPC SEBRAE Certisign