Funcionários e parte da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia realizaram uma atividade diferente na entidade neste último final de semana. Na manhã de sábado foram retirados uma série de materiais e produtos que não mais são utilizados pela entidade, otimizando espaço e organizando setores da entidade que passam a ser melhores aproveitados. “Um trabalho não muito fácil, mas que proporciona depois uma sensação muito prazerosa”, disse o presidente da entidade, Rinaldo José Traskini, ao agradecer os funcionários da instituição que se dedicaram neste sentido. “Mesmo sendo uma ação normatizada pela ISO9001, procuramos durante a semana selecionar o material em desuso e depois juntar tudo para outro destino”, falou ao se surpreender com a grande quantidade de material desnecessário que estava guardado.
De acordo com a gerente administrativa da associação comercial local, Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, com base nos conceitos do “5S” – senso de: limpeza, padronização, disciplina, classificação e ordem, os funcionários foram avaliando durante a semana, para no sábado, juntar tudo e encaminhar para um destino final, se desfazendo por completo. “Uma experiência interessante, afinal, observamos que é possível trabalhar com mais simplicidade”, disse a dirigente ao reforçar o conceito de que o ideal é fazer tudo de forma simples, sem exageros e sem a necessidade de ficar guardando coisas de forma desnecessária. “Agora partiremos para a outra fase do exercício que é a manutenção”, falou ao reconhecer não ser fácil e nem costume. “Estamos nos esforçando”, admitiu a gerente administrativa.
Outro aspecto aproveitado pelo pessoal da associação comercial de Pompeia é o fato da entidade também a se enquadrar com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que passou a ser utilizada de forma constante e frequente dentro da entidade que está se adequando a nova lei, que entra em vigor em Agosto. A Metodologia “5S” é uma ferramenta de gestão que ajuda empresas de qualquer porte ou segmento a reestruturar os processos, com base nas melhores práticas de organização. Baseado em cinco sensos, auxilia a promover um ambiente de trabalho ágil, seguro e limpo. “Isso cabe também aos procedimentos necessários para seguir a LGPD”, afirmou Valdenice Aparecida Lacerda Valderramas, demonstrando preocupação com as mudanças de comportamentos inevitáveis. “Existem hábitos e costumes que precisaremos rever”, acredita a dirigente ao lembrar que tudo isso independe da pandemia que já está obrigando as pessoas a mudarem de comportamento. “Essa mudança deve ser constante”, disse.
O chamado “Dia D” na associação comercial pompeiana foi considerado como válido e produtivo, iniciando a semana já com a preocupação da manutenção. “Certamente na próxima atividade semelhante a quantidade será bem menor”, acredita Rinaldo José Traskini, ao lembrar de que esta atividade já havia acontecido e houve uma quantidade bem maior acumulada e descartada. “O que é natural, afinal, temos um hábito muito forte de guardar coisas que as vezes nem sabemos para quê?”, disse em tom de brincadeira, mas com razão. “Na empresa não é diferente, sendo, inclusive, mais elevado em razão de ser uma preocupação maior em se desfazer de determinados documentos ou objetos”, reconheceu o presidente da entidade ao ratificar os elogios para toda equipe de trabalho pela dedicação depositada nesta atividade.
LEGENDA – Associação comercial de Pompeia realiza atividade interna de descarte de materiais e documentos dentro da norma ISO9001
LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Fachada 250521
#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial
Instagram: eficaz.comunicacao