Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associação Comercial oferece curso de capacitação gratuito

Notícias 18 de outubro de 2016

Qualificação visa a formação de trabalhadores para vagas temporárias abertas no comércio no final de ano

Estão abertas as inscrições para um curso gratuito de capacitação focado nas vagas temporárias que devem ser abertas no comércio durante o período de festas de final do ano. Promovido pela Associação Comercial de Sorocaba, o Capacita 2016 ainda montará um banco de currículos a ser entregue aos empresários. No último dia do evento, a entidade que representa a cidade também irá promover um Feirão do Emprego, visando facilitar a contratação dos participantes do curso.

De acordo com o presidente da Associação Comercial, José Alberto Cépil, este treinamento capacita os trabalhadores para o mercado de trabalho. "Os participantes recebem um treinamento efetivo e em seguida, as mais de 2.000 empresas associadas terão acesso aos currículos dos candidatos. Em anos anteriores, muitos dos participantes foram contratados", afirma.

As inscrições estão sendo realizadas na sede da Associação Comercial de Sorocaba, Rua da Penha, 535 - centro e os interessados devem apresentar RG e carteira de trabalho.

O curso será realizado em duas turmas (120 vagas cada) entre os dias 24 e 28 de outubro, sendo uma 13h às 17h e a outra das 18h às 22h e as vagas são limitadas.

 

Aumento de 2%

A temporada de contratação de mão obra temporária no comércio da Região Metropolitana de Sorocaba para o período de final de ano ainda não começou, mas segundo estimativas da Associação Comercial de Sorocaba, para as datas comemorativas do final do ano (Natal e Reveillon), o índice de crescimento nas contratações deverá ser 2,0% em relação ao mesmo período do ano passado. Em termos numéricos isso significa a abertura de aproximadamente 2.200 vagas.

De acordo com a Esamc Júnior, o aumento se justifica pela queda da inadimplência nos últimos 4 meses, que deve estimular o comércio a se preparar melhor para o final do ano, além de pequena melhora no índice de confiança dos consumidores e queda do dólar.

“Com a redução do valor da moeda americana, o movimento no comércio neste final do ano deve aumentar, especialmente, no segmento de eletrônicos. Essa movimentação irá favorecer as contratações temporárias. Além disso, houve queda da inadimplência e o índice de confiança dos consumidores apresentou ligeira melhora no último mês”, comenta o Fabrício Miranda, da Esamc Júnior.

De acordo com o Alberto Cépil, as contratações temporárias para o período de final de ano movimentam a economia local e regional. O reflexo pode ser medido no aumento da arrecadação do FGTS e consequentemente no poder de compra de uma grande parcela da sociedade.

“Outra grande vantagem da contratação temporária é que ela pode se tornar um contrato de trabalho fixo. O comércio varejista nesta época do ano funciona como uma escola muito saudável para os jovens que estão em busca do primeiro emprego. Historicamente o comércio e a área de serviços são os que mais contratam, efetivando aproximadamente 35% dos temporários”, comenta Cépil. 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE