O setor do comércio e serviços de Sorocaba vive um novo momento, ou como muitos dizem “um novo normal”. Com o anúncio do governador João Dória, através do Plano São Paulo que destaca a retomada gradativa das atividades econômicas, a cidade está na Fase 2 (cor laranja).
A reabertura, que começou hoje, é permitida para os seguintes setores: imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shopping center, além dos segmentos que já estavam permitidos no período da quarentena.
Vale lembrar que a retomada das atividades requer algumas exigências, em atenção à proliferação da doença, conforme decreto estadual e municipal:
- O uso de máscaras pelo cliente é obrigatório e a sua não observância deve impedir seu ingresso no estabelecimento;
- O controle de entrada e saída dos consumidores deverá ser controlado;
- Os estabelecimentos devem trabalhar sempre em 20% da capacidade de lotação (o número deve ser observado no AVCB se existir, ou em laudos, alvarás, licenças, entre outros documentos que apontem este total);
- O distanciamento ideal entre as pessoas deve ser de 2 metros em todas as direções;
- Deverá ser fornecido aos consumidores e funcionários da empresa álcool em gel;
- Deverá ser fornecido aos funcionários da empresa máscaras e espaço para que lavem as mãos, com frequência, utilizando água e sabão;
- No caso de trabalho em mesas ou escritórios, sempre que possível adotar também o uso de barreira física (vidro ou acrílico), aumentando ainda mais a proteção;
- Expediente permitido para esta fase: 9h às 13h - comércio em geral (de rua e galeria) / 15h às 19h - shopping, imobiliárias, concessionárias e escritórios.
As normas do Estado autorizam o governo municipal a conduzir e fiscalizar a flexibilização, segundo as características dos cenários locais.
Para o presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Sérgio Reze, a retomada gradativa das atividades é vista com alegria e cautela. “É um misto de entusiasmo e preocupação. Devemos lembrar que estamos vivendo um momento de crise e é de extrema importância que os empreendedores e consumidores façam a sua parte, para que a cidade não regrida e volte ao estágio inicial da quarentena. É nosso dever se cuidar e proteger a saúde de todos, evitando aglomerações. Saiam de casa se for realmente necessário”, ressalta.
Auxílio aos lojistas
A Associação Comercial de Sorocaba, como forma de orientação aos empreendedores, disponibiliza um kit online com avisos para a reabertura do comércio. O material está disponível no Canal do Associado no site: www.acso.com.br
Além disso, o Departamento Jurídico da entidade está à disposição para esclarecer dúvidas pelo e-mail juridico@acso.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3331-1003.
Sobre a Associação
A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio local, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento da cidade. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.